Quer viver o dia-a-dia da gestão do Marketing de uma empresa? Esse é o desafio do The Marketing Game, do IPAM (inscrições terminam a 10 de Fevereiro)

The Marketing Game, uma competição totalmente online promovida pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), possibilita um primeiro contacto com a realidade da tomada de decisões estratégicas de Marketing aos alunos do Ensino Secundário (10.º, 11.º e 12.º anos) e do Ensino Profissional.

 

Ao longo de dois meses e meio, os participantes terão oportunidade de viver o dia-a-dia da gestão de uma empresa, conciliando o desenvolvimento de competências em Gestão de Marketing com entretenimento e tomando decisões reais relacionadas com a dimensão estratégica e com a componente táctica, prática e operacional de Marketing no sector de negócio dos smartphones.

«Esta experiência de interacção de uma Instituição de Ensino Superior como o IPAM com as escolas e os alunos do ensino secundário visa demonstrar o papel inequívoco do Marketing no mundo dos negócios, afigurando-se uma área cada vez mais determinante para a formação dos líderes do futuro», afirma Daniel Sá, director executivo do IPAM.

A cada equipa inscrita será atribuída a responsabilidade de gestão de uma empresa, que deverá ser dirigida em concorrência com as outras equipas participantes, num cenário de simulação de um mercado real.

«Tratando-se de um jogo desenvolvido num simulador que recria a realidade empresarial e de mercado, o Marketing Game dá-lhes a oportunidade de aplicarem conhecimentos teóricos, mas também intuitivos com foco no Marketing, desenvolvendo competências de responsabilidade em situações de risco e vivenciando a importância, o valor e o impacto das decisões no sucesso da actividade de Marketing», explica Marta Bicho, directora do IPAM Lisboa.

O jogo será enquadrado por um conjunto de iniciativas como “Mentoring Hub”, constituído por tutores que irão assegurar a adaptação dos participantes à área de Marketing e à própria competição, prestando todo o apoio e esclarecimento necessários; “Practice Round”, que decorrerá ao longo de uma semana para preparação dos participantes antes de iniciar formalmente a competição; e “Webinares temáticos”, ligados à área de Marketing, durante a competição, com o intuito de partilhar conhecimento com e entre os participantes.

O Marketing Game está organizado em várias etapas, sendo que cada uma corresponde à implementação de planos de gestão de marketing, promovendo o trabalho de equipa e a capacidade de liderança em ambiente virtual, em matérias como: mercados, concorrência, produto, canais de distribuição, meios de comunicação, preços, publicidade, retalhistas, capacidade de produção, entre outros.

Nesta edição de 2024, as primeiras três equipas classificadas receberão os prémios – voucher FNA – na Cerimónia de Encerramento a 30 de Maio, respectivamente: 1.º prémio no valor de 800€, 2.º prémio no valor de 500€ e 3.º prémio no valor de 300€.

Os interessados devem criar uma equipa com dois a três elementos e inscrever-se gratuitamente até 10 de Fevereiro de 2024. A competição propriamente dita inicia a 26 de Fevereiro.

Informações completas e inscrições aqui.

Ler Mais