Quilaban: Uma atitude positiva face à adversidade

Garantir a saúde e bem-estar das suas pessoas e estimular a sua confiança e energia para a construção de um futuro melhor, tem sido a prioridade da Quilaban. É também esse o objectivo do programa Healppy – Creating Healthy and Happy Teams.

 

A situação actual acentua a importância da Gestão das Pessoas na medida em que as organizações, assim como as pessoas, estão sujeitas a maior pressão. Essa pressão decorre de factores como a incerteza, a instabilidade, a exigência, ou risco, associados às mudanças provenientes de uma pandemia com contornos inauditos. «É fundamental reforçar a identidade das pessoas com a organização e com um propósito maior, que as anime e mobilize para além das adversidades», defende Florbela Silva, directora de Recursos Humanos da Quilaban. «Na nossa empresa anima-nos o propósito de cuidar da saúde e bem-estar de pessoas como nós.»

Em 2020 a organização viu-se perante a exigência de garantir a segurança e operacionalidade das equipas no terreno, muitas em hospitais e ambientes de risco acrescido. «Manter a agilidade e dinâmica operacional, em simultâneo com o confinamento, distância física e mudança súbita de hábitos e rotinas», foram desafios acrescidos para a Quilaban, que promoveu «atitudes positivas face às adversidades e contingências da pandemia».

Florbela Silva concretiza: «Fortalecemos o sentido de pertença, através de canais de comunicação próxima, definimos objectivos específicos para períodos mais curtos, cuidámos das nossas pessoas, mantivemos contactos regulares com todos os colaboradores, distribuímos cabazes alimentares no período de confinamento, packs de segurança com material de protecção para si e para a sua família, realizámos rastreios regulares para detecção da COVID-19, disponibilizámos a vacina da gripe para os colaboradores e seus familiares, promovemos o reforço emocional, lançámos a “Mensagem do Futuro” chamando os filhos dos nossos colaboradores a participar na promoção de comportamentos responsáveis de prevenção da infecção e no reconhecimento do esforço de todos os profissionais que se mantiveram na linha da frente e a servir os outros durante o período de confinamento.»

Simultaneamante foram introduzidas novas práticas, sobretudo ligadas com a promoção da agilidade organizacional e da colaboração, como o Mood Sensor e o Índice da Confiança. «Os níveis de sentimento aferidos no Mood Sensor e no Índice da Confiança têm revelado um sentimento globalmente muito positivo por parte dos colaboradores», destaca a responsável, para quem o engagement das pessoas com o propósito da organização tem sido conseguido, fundamentalmente, pela «autenticidade com que é vivido. Cuidar das nossas pessoas, promover a sua saúde e bem-estar, construir relações positivas e de confiança, criar oportunidades de desenvolvimento e de progressão, fomentar comportamentos éticos e tolerantes, cultivar a diversidade e dinâmicas sociais e ambientais responsáveis, são algumas das práticas que reforçam a cultura da nossa organização», partilha Florbela Silva.

Para a Quilaban, assegurar a saúde e bem-estar das suas pessoas é o principal desafio, ao qual acresce a preservação do ânimo e a manutenção da confiança e da energia para construir um futuro melhor. «Desenvolvemos para 2021 o programa Healppy – Creating Healthy and Happy Teams, através do qual promoveremos comportamentos saudáveis, incentivaremos práticas positivas e colaborativas e um ambiente interno feliz e seguro.»

 

Este artigo foi publicado na edição de Fevereiro (nº.122) da Human Resources, nas bancas.

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