
Requalificação, precisa-se (e para todos), tal como de gestores de Pessoas com um papel estratégico. São dois destaques da nova edição da Human Resources. Já está disponível
Em Fevereiro, o destaque de capa vai para um Executive Breakfast, promovido pela Human Resources e a New Career Network (NCN), dedicado ao tema da requalificação. Das entrevistas, a eventos, estudos e análises, sem esquecer os resultados da 57.ª edição do Barómetro, são muitos os conteúdos de interesse na Human Resources n.º 170, que já está disponível online. Chega às bancas esta semana.
Organizado em parceria com a NCN, teve lugar no The Editory Riverside Hotel, em Lisboa, um pequeno-almoço executivo que juntou empresas numa reflexão sobre a requalificação como resposta à falta de perfis digitais, sobre desafios, soluções e novas abordagens.
Nas entrevistas, destaque para a conversa com António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, que garante que o verdadeiro diferencial está nas pessoas e, mais do que apostar em novos processos e soluções, é nelas que tem estado o foco prioritário.
Na rubrica Gestora de Pessoas, a protagonista é Maria João Maia, Legal & HR director na AstraZeneca, e revela o que distingue a farmacêutica enquanto empregadora atractiva: uma cultura assente na valorização da inclusão, diversidade, desenvolvimento, inovação e aprendizagem contínua.
Na 57.ª edição do Barómetro, em grande destaque está o papel dos gestores de Pessoas nas empresas e a sua influência estratégica no negócio. Quisemos também saber a opinião sobre as competências dos colaboradores e a adequação do ensino na preparação dos jovens. Os especialistas comentam os resultados, que podem surpreender.
Georg Dutschke, partner Purpose Lab, apresenta o estado da arte do propósito organizacional em Portugal, com base numa análise aos resultados do estudo de 2024 do Purpose Lab. Damos também a conhecer as empresas com mais Propósito em Portugal, que foram distinguidas numa cerimónia, que decorreu na Abreu Advogados, este mês.
Ainda sobre propósito, partilhamos igualmente o caso prático da Consulting House.
Nesta edição de Fevereiro, destaque ainda para o evento promovido pela AESE Business Shool, que juntou os líderes de Recursos Humanos da Delta Cafés, AstraZeneca e Grupo Sovena numa partilha das melhores práticas e aprendizagens sobre atrito e retenção de talento.
Também não falta a habitual HR Talk, que assim inicia a terceira temporada. Susana Rosa (A Padaria Portuguesa), Emília Roseiro (Bel) e Marlene Fernandes (Randstad) analisaram as conclusões do mais recente “Randstad Workmonitor”, numa conversa conduzida por Ana Leonor Martins, directora de redacção da Human Resources.
Nos artigos de especialistas, nacionais, a reflexão de Maria Duarte Bello, CEO da MDB – Coaching e Gestão de Imagem, sobre a cultura do “sempre ligado” e o seu impacto na satisfação no trabalho; e de Marco Neves, managing partner da Next Leader, que aborda a evolução do colaborador para “atleta corporativo” em consequência da velocidade vertiginosa da transformação do mundo do trabalho.
Nos internacionais, Maureen Lonergan, vice-presidente de Formação e Certificação da Amazon Web Services (AWS), partilha as tendências para este ano na área da educação, com destaque para as competências em IA Generativa; e Stefan Tams, no MIT Sloan Management Review, aborda a importância da tecnologia para os trabalhadores em final de carreira.
Damos também a conhecer a plataforma “Juntar os Mundos”, uma das iniciativas que corporiza a política de responsabilidade social da Sociedade Central de Cervejas, que, no final do ano, juntou colaboradores e um grupo de refugiadas afegãs para uma refeição confeccionada em conjunto.
Nas Boas Práticas, o destaque é para o Grupo Logista, que promove a capacitação das suas pessoas para ter uma força de trabalho mais bem preparada para enfrentar a mudança e ajudar a garantir os futuros planos de sucessão. Já no Case Study, o foco vai para a Quinta da Comporta, que participou pela primeira vez nas Feiras de Emprego do Turismo da Bolsa de Empregabilidade, como forma de atrair talento e mitigar o desafio da localização geográfica.
Na rubrica “Estórias com Propósito”, Conceição Zagalo, empreendedora social, partilha a sua mais recente viagem a um destino paradisíaco, sempre movida pelo propósito.
Espaço ainda para os especias, com os temas: Benefícios Flexíveis (WTW); Great Place to Work; Recrutamento e Selecção (Neves de Almeida); e Upskilling e Reskilling (Randstad).
E muito mais, numa edição a não perder.
Confira o alinhamento completo aqui.
Seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.