Rui Miguel Nabeiro é o líder com melhor reputação em Portugal

Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta Cafés, ocupa a primeira posição do ranking de reputação Merco Líderes Portugal 2021. Também no ranking das empresas o Grupo Nabeiro surge em destaque, liderando a tabela geral, tal como a sectorial. Conheça os restantes vencedores.

 

Pedro Soares Dos Santos (2º), da Jerónimo Martins e Paulo de Azevedo (3º), da Sonae, acompanham Rui Miguel Nabeiro no top 3 dos líderes com melhor reputação em Portugal.

Seguem-se Paula Amorim (4º), da Corticeira Amorim; Cláudia Azevedo (5º), da Sonae; Mário Vaz (6º), da Vodafone; Fernando Ulrich (7º), do Banco BPI; Alexandre Fonseca (8º), da MEO (Altice); Francisco Pedro Balsemão (9º), do Grupo IMPRESA (SIC); e Luís Portela (10º), da Bial, nos lugares cimeiros da tabela do Merco, monitor que avalia a reputação das empresas e líderes em Portugal, revelando os 100 melhores classificados.

 

Merco Empresas Portugal 2021

Já o ranking de 2021 das empresas com melhor reputação em Portugal da Merco tem no pódio, para além do Grupo Nabeiro (1º), a Sonae (2º) e a Microsoft (3º). Em 4º lugar surge a Jerónimo Martins e em 5º a EDP, seguida pela Ikea (6º), Vodafone (7º), Lidl (8º), Nestlé (9º) e Galp Energia (10º).

A análise por stakeholders revela que o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) é a empresa mais valorizada por jornalistas económicos, membros do Governo, dirigentes de ONGs (Organizações Não Governamentais), dirigentes sindicais, associações de consumidores e professores da área empresarial. Só não é a empresa mais valorizada pelos analistas financeiros, onde se destaca a Microsoft.

Também para a população em geral (Merco Consumo), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) volta a ser o mais votado, seguido da Microsoft (2ª) e do Lidl (3ª).
No campo digital (Metodologia), Samsung, Lidl e Huawei ocupam as três primeiras posições.

 

Nos rankings sectoriais, destacam-se em primeiro lugar:

– Grupo Nabeiro, Alimentação

– Accenture, Auditoria e Consultoria

– BMW, Automóvel

– Santander Totta, Banca

– Super Bock Group, Bebidas

– Ikea, Distribuição Especializada

– Jerónimo Martins, Grande Distribuição

– Renova, Drogaria e Perfumaria

– Samsung, Electrónica de Consumo, Informático

– Adecco, ETT e Serviços de Recursos Humanos

– Pfizer, Farmacêutico

– Sonae, Holding Empresarial

– Pestana Hotel Group, Hotelaria e Turismo

– Amorim Corticeira, Indústria

– Microsoft, Informática & Software

– Brisa – Auto-estradas de Portugal, Infraestruturas e Construção

– Radio Comercial, Media

– EDP-Energias, Petróleo, Gás, Energia e Água

– Luz Saúde, Saúde

– Tranquilidade, Seguros

– Google, Serviços de Internet

– Talkdesk , Serviços Profissionais

– Faurecia, Técnico / Industrial

– Vodafone, Telecomunicações

– Luis Simões Logística Integrada, Transporte de Mercadorias e Logística

– CP – Comboios de Portugal, Transporte de Passageiros

 

A elaboração do estudo Merco Empresas e Líderes está a cargo da Analysis and Research e foi objecto de revisão independente pela KPMG. Contou com a participação de 179 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 30 governantes, 30 professores da área empresarial, 36 analistas financeiros, 30 Dircoms e líderes de opinião, 35 responsáveis de ONGs, 35 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e, ainda 800 cidadãos (Merco Consumo). Integra ainda uma análise da reputação na esfera digital das empresas (Merco Digital), com mais de 210.614 menções, e a realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais, por 18 empresas.

Os critérios de avaliação da Merco Empresas e Líderes Portugal e os seus critérios de ponderação são públicos e estão disponíveis em www.merco.info

 

 

Ler Mais