Sabe o que são competências transferíveis? Estas 10 são as mais procuradas em todos os sectores. Verifique se as tem (se não, desenvolva-as)

As competências transferíveis são qualidades que podem ser aplicadas em qualquer trabalho e destacá-las é especialmente importante quando muda de emprego ou de sector. A Indeed explica quais as mais valorizadas e dá dicas para as destacar na sua procura de emprego.

Provavelmente já possui muitas das competências transferíveis que os empregadores valorizam, como a organização, a comunicação, a construção de relações ou a atenção ao detalhe.

O que são competências transferíveis?

As competências transferíveis são proficiências úteis em inúmeros empregos e sectores. Se desenvolveu a capacidade de partilhar facilmente informações entre colegas por exemplo, poderá aplicá-la em qualquer local de trabalho. Funções na área da educação requerem profissionais que saibam comunicar eficazmente com alunos, pais e outros docentes. O mesmo acontece com pessoas no marketing que devem ser capazes de comunicar com membros da equipa, clientes, gestores, entre outros.

As principais competências transferíveis

Antes de se candidatar a qualquer emprego, reserve algum tempo para considerar as competências que possui actualmente e que podem ser transferidas. Algumas das mais procuradas incluem:

Comunicação

Comunicação é a capacidade de transmitir informação a outras pessoas, oralmente ou por escrito. As competências de comunicação ajudam-no a saber quando e como fazer perguntas, como ler a linguagem corporal e como falar com pessoas em vários contextos. No local de trabalho, os empregadores valorizam os bons comunicadores pela sua capacidade de trabalhar com os outros e de levar a cabo projectos.

  • Escuta activa
  • Comunicação escrita
  • Comunicação verbal
  • Confiança
  • Dar e receber feedback
  • Comunicação não verbal
  • Capacidade de resposta
  • Falar em público

 

Fiabilidade

A fiabilidade abrange qualidades que o tornam um profissional de confiança. Inclui pontualidade, organização e responsabilidade. Qualquer empregador procura candidatos em quem possa confiar para realizar as tarefas bem e em tempo útil. Muitas vezes confiam nessas mesmas pessoas para gerir com sucesso ligações, projectos e objectivos.

  • Pontualidade
  • Integridade
  • Ética de trabalho
  • Alto desempenho
  • Cumprimento de prazos
  • Honestidade

 

Trabalho em equipa

As competências de trabalho em equipa envolvem a capacidade de trabalhar com os outros para um objectivo comum. O trabalho em equipa eficaz requer várias outras qualidades, como a empatia, a escuta activa e comunicação eficaz. Dar exemplos de trabalho em equipa durante as entrevistas pode ajudar os empregadores a compreender como irá trabalhar com outras pessoas na empresa.

  • Construção de ligações
  • Escuta activa
  • Colaboração
  • Autoconsciência
  • Resolução de conflitos

 

Organização

Uma pessoa bem organizada possui uma estrutura forte e ordenada no seu espaço de trabalho, com as suas tarefas e ligações. Os colaboradores organizados cumprem normalmente os prazos, comunicam com outras pessoas em tempo útil e seguem instruções. Os empregadores podem confiar nestes profissionais para cumprir prazos, tomar notas e garantir que os projectos são concluídos de forma eficiente.

  • Gestão de tempo
  • Atenção aos detalhes
  • Pensamento analítico
  • Priorização

 

Adaptabilidade

As competências de adaptabilidade são utilizadas para trabalhar em prol dos objectivos, mesmo quando as equipas, os projectos, a gestão ou os produtos mudam. Os empregadores contratam candidatos flexíveis que possam aprender rapidamente novas competências e processos para garantir que o trabalho é feito de forma célere, eficiente e com uma atitude positiva.

  • Criatividade
  • Atitude positiva
  • Flexibilidade
  • Paciência

 

Liderança

As competências de liderança incluem características como boa comunicação, construção de ligações e fiabilidade. Pode transferir competências de liderança para muitos sectores diferentes porque a maioria dos empregadores valoriza as pessoas que conseguem organizar equipas para alcançar objectivos partilhados.

  • Delegação
  • Competências interpessoais
  • Resolução de conflitos
  • Gestão de projectos
  • Formação de equipas
  • Assunção de riscos
  • Definição de objectivos

 

Tomada de decisão

A tomada de decisão é apelativa para todos os empregadores, pois demonstra confiança e bom senso, valioso em qualquer sector. A tomada de decisão exige que analise uma situação, preveja possíveis resultados e encontre uma solução ou acção em prazo útil.

  • Resolução de problemas
  • Criatividade
  • Pensamento crítico
  • Analítico

 

Empatia

Ter forte empatia e inteligência emocional promove um ambiente de trabalho saudável e ajuda a construir ligações sólidas com clientes e colegas. Uma vez que muitos empregos envolvem trabalhar ou interagir com outras pessoas, ter empatia é uma competência desejável para a maioria dos empregadores.

  • Escuta activa
  • Mediação
  • Perspectivação
  • Curiosidade

 

Iniciativa

Ser capaz de se motivar no local de trabalho é uma competência impressionante, independentemente do sector em que se opera. Tomar a iniciativa para assumir novas tarefas ou projectos, contribuir com novas ideias e produzir resultados de elevada qualidade, resultam em progressão de carreira.

  • Auto-motivação
  • Alto desempenho
  • Melhoria de processos
  • Proactividade
  • Definição de objectivos

 

Literacia digital

A literacia digital é o seu à-vontade e capacidade de navegar nas novas tecnologias. Quase todas as posições em todos os sectores exigirão o uso de tecnologia a algum nível. Num local de trabalho cada vez mais tecnológico, os empregadores valorizam os candidatos que possam aprender novas ferramentas e software rapidamente para completar tarefas.

  • Solução de problemas
  • Capacidades de programação
  • Software de ponto de venda
  • Software de gestão de relacionamento com o cliente
  • Software de produtividade

 

Como destacar as suas competências transferíveis

Pode incluir as competências transferíveis no seu currículo, carta de apresentação e entrevistas. Reveja a descrição do cargo cuidadosamente para identificar quais das suas competências transferíveis são mais relevantes para o cargo.

Competências transferíveis num cv

No seu currículo, existem várias opções ao decidir onde incluir as principais competências transferíveis. Pode listar as competências transferíveis no seu currículo em várias secções.

No resumo ou objectivo do seu currículo, considere incluir a sua competência transferível mais valiosa e relevante.

Na secção do histórico de emprego, identifique que competências utilizou para ter sucesso em funções anteriores. Em vez de simplesmente listar as tarefas profissionais, deve seleccionar duas ou três das suas “conquistas” mais relevantes. Isto diz ao empregador que utilizou várias competências diferentes que serão úteis para a empresa, tais como criatividade, comunicação e liderança.

A lista de competências também é útil. Embora possa ter várias qualidades úteis, certifique-se de que utiliza a descrição da função para decidir que competências incluir no seu currículo.

Competências transferíveis numa carta de apresentação

Ao escrever a carta de apresentação, concentre-se em uma ou duas das suas competências transferíveis que o empregador incluiu na descrição da função. Nos parágrafos principais da sua carta, escreva sobre quando utilizou estas competências em experiências de trabalho anteriores.

Competências transferíveis durante a entrevista

Durante a entrevista, utilize exemplos de quando utilizou competências transferíveis relevantes para responder às perguntas do entrevistador, se aplicável. Lembre-se de “mostrar” em vez de “contar” sempre que possível, fornecendo histórias específicas de quando utilizou as suas competências com sucesso.

Ao procurar novas oportunidades de emprego, irá descobrir que muitas das suas competências actuais, como as competências interpessoais, são transferíveis. para outras funções.

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