Sabe qual é a diferença entre trabalho e emprego?

Um trabalho é um conjunto de actividades para, geralmente, alcançar um objectivo e pode ser remunerado ou não. Um emprego é uma actividade que se realiza com o intuito de se obter rendimento.

Apesar de serem palavras com significados diferentes, a maioria das pessoas utiliza “trabalho” e “emprego” como sinónimos. No entanto, de forma errada, defende o site diferenca.com, pois não designam apenas o “ofício” de alguém.

O que é um trabalho?

O trabalho é o conjunto de actividades ligado a objectivos e reconhecimento pessoal.

Neste sentido, não está relacionado apenas directamente com ganhos financeiros, mas com realizações pessoais que o indivíduo alcança ao atingir metas e objectivos.

O trabalho está estritamente relacionado com o crescimento do indivíduo. Pode até ser acompanhado pela vontade de contribuir com algo para o mundo. É também uma forma de adquirir skills e aprimorá-las, além de ter oportunidade de tomar iniciativas, decisões e fazer parte de equipas com objectivos em comum.

O ser humano é preparado para o trabalho desde a infância, com os primeiros trabalhos escolares. Estes já incitavam que fazer um trabalho traz recompensas para além daquelas ligadas ao dinheiro.

Um exemplo de trabalho não remunerado é o trabalho voluntário. Nele, o indivíduo oferece serviços e executa actividades por altruísmo, com o simples desejo de melhorar o mundo.

O que é um emprego?

O emprego é um cargo que o indivíduo tem na empresa a qual lhe paga para que cumpra as devidas funções. Neste sentido, é uma forma de conseguir rendimento através das actividades desenvolvidas.

 

Quase todas as pessoas têm um emprego. Pode ser aquele no trabalho que realmente se ama, ou apenas para pagar despesas e/ou utilizar o dinheiro para investir em cursos e outras formas de crescimento pessoal. Isto para por fim conseguir um trabalho pois um trabalho também pode ser um emprego.

Uma pessoa que adora cozinhar ter um emprego como chef num restaurante muito apreciado tem um trabalho. Isto porque desenvolve actividades de acordo com o que procura para o seu crescimento pessoal e profissional, e ainda recebe remuneração por isso.

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...