Já tomou o pequeno-almoço? Saiba que pode ajudá-lo a ser mais produtivo

O alarme toca e você está pronto para mais um dia. Rapidamente a sua mente fica cheia de planos, preocupações e reflexões. O coração bate mais rápido e a respiração fica mais superficial.

 

Quando o seu dia começa assim, não é apenas exaustivo, mas como também é pouco produtivo, revela a Forbes. A mente e o corpo estão em um estado de alerta máximo, o qual é continuamente alimentado por consecutivas reuniões, sem tempo para o almoço, um fluxo constante de crítica interna, julgamentos e linhas confusas entre o trabalho e a vida pessoal.

E se uma chávena de café ou de chá de manhã pudesse fazer toda a diferença, permitindo-o “escolher como será o seu dia” em vez de apenas deixá-lo acontecer como sempre?

É uma rotina simples que muitos dos profissionais apontam como uma forma poderosa para terem maior plenitude nas suas vidas e deixar de ter um dia-a-dia de preocupações constantes e desgastantes.

1. Preparação

Prepare uma chávena de café/chá logo pela manhã. Preste atenção ao que está a fazer. Largue o telefone. Ouça os sons, cheire o aroma, sinta o calor na sua mão.

2. Experimentação

Encontre um lugar para sentar ou ficar de pé e saborear a sua bebida. Novamente, nada de multitarefas, aproveite apenas a experiência durante alguns minutos. Abandone pensamentos confusos e agitados. Sinta a firmeza e a calma da “tarefa única”.

3. Intenção

Ao terminar a sua bebida, pergunte-se “Qual é minha intenção para o dia?” Algumas respostas: ser produtivo, gentil, criativo, ter a mente aberta, estar disponível para minha família, cuidar de mim, etc.

4. Planeamento

Finalmente, escolha quais os passos que irá dar hoje para atingir os seus objectivos.

Ler Mais