Saiba como construir um RH Digital

É inegável que a tecnologia impacta cada vez mais as nossas vidas. A tecnologia já está infiltrada no nosso dia-a-dia, na maneira como comunicamos, expressamos, temos acesso à informação e estabelecemos relacionamentos. A inovação rápida e sem precedentes da tecnologia fornece dados digitais que aumentam e permitem a personalização, sustentam análises preditivas e redefinem os limites.

O blogRH refere que os Recursos Humanos também sofrem impacto comos avanços tecnológicos, pelo que a nova meta é deixar o RH cada vez mais digital. Esse processo pode ser feito em quatro fases:

Eficiência
Existem empresas mundiais que oferecem serviços de plataforma tecnológica, sistemas projetados e aplicações de software para soluções de negócios e RH. Essas empresas costumam criar a espinha dorsal tecnológica para serviços compartilhados automatizados, nos quais o trabalho administrativo é feito mais rápido, mais barato e mais fácil.

Inovação
Algumas aplicações trazem a inovação para o universo do RH. Isso é conseguido porque optimizam processos de recrutamento, elaboração de avaliações psicológicas, contratos, entre outros.

Informação
A gestão de informações é a capacidade mais crítica para fornecer resultados de negócios. Tradicionalmente, o acesso à informação dava aos líderes poder porque tinham mais informações do que os seus colaboradores. Hoje, com acesso aberto através da tecnologia, as informações são menos sobre poder e mais sobre a capacidade de tomar melhores decisões de negócios. Os departamentos de RH podem influenciar a assimetria de informações contratando especialistas em informações, garantindo que as informações externas orientam a tomada de decisão interna e trazendo rigor às informações estruturadas (estatísticas) e não estruturadas (observacionais).

Conexão
Mesmo que o RH digital permita eficiência, inovação e informação, o impacto é necessário para aumentar também a conexão. Estar conectado supera a solidão (isolamento social) e subjaz à experiência dos colaboradores. Primeiro, a tecnologia de RH ajuda-os a unirem-se gerando um sentimento de pertença através dos relacionamentos pessoais. Essas conexões pessoais podem ser redes de solução de problemas e costumam ser uma parte importante da vida diária. A gamificação, por exemplo, não se refere apenas ao uso de jogos para partilhar informações, mas para construir relacionamentos pessoais entre os jogadores.

O RH pode usar a tecnologia para incentivar a conexão dos funcionários através de:

Entretenimento e actividades
Os colaboradores conectam-se mais com as actividades quando usam informações digitais para serem mais entretidos, informados e entusiasmados com os seus hobbies e passatempos.

Natureza
A tecnologia pode ser usada, por exemplo, para visitas virtuais a diversos locais.

Ideias
Incentive os colaboradores a usar a tecnologia para potencializarem as suas ideias. Quando se apaixonam pelas suas ideias e depois usam a tecnologia para as colocar em prática por norma resulta num processo mais rico e constante.

Organização
A tecnologia permite uma maior organização em vários aspectos, seja gestão do tempo, realização de actividades ou até a partilha de propósitos através das redes sociais e outras plataformas.

 

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