
Saiba como poupar na sua empresa
Para assinalar o Dia Mundial da Poupança, que se celebra amanhã, o Grupo Your partilha sete dicas para ajudar as empresas a reduzir os custos.
A empresa especializada em serviços de apoio à gestão juntou profissionais das áreas de contabilidade e fiscalidade, compras e optimização de custos, recursos humanos e de segurança e saúde no trabalho, para apresentarem estratégias com vista a uma gestão adequada dos lucros e das despesas dos orçamentos empresariais.
Assim, deixa-nos sete conselhos:
1. Adopte uma estrutura de custos mais flexível
Quanto mais flexível for a estrutura de custos, mais sustentável é o negócio e a tesouraria das empresas. Devem ser contratadas pessoas que sejam essenciais para a parte operacional da empresa mas, dependendo da dimensão das empresas, todas as restantes áreas, devem ter custos flexíveis, com o recurso ao outsourcing.
2. Avalie os benefícios fiscais aplicáveis ao seu negócio
A legislação fiscal prevê diversos benefícios que podem representar poupanças significativas para as organizações. Por exemplo, actualmente, a lei prevê incentivos à contratação de jovens ou desempregados, benefícios fiscais relacionados com investimento em activos produtivos ou com o reinvestimento de lucros, benefícios fiscais à capitalização de empresas ou relativos à reabilitação de imóveis.
A realização de um diagnóstico regular e eficiente com vista a uma optimização fiscal destas oportunidades é essencial para garantir a rentabilidade dos negócios.
3. Desenvolva um plano de controlo de custos
Faça uma análise crítica às contas da sua empresa. Implemente workflows de aprovação rigorosos, incluindo a obrigatoriedade de uma autorização superior para qualquer aquisição para a empresa. Adopte regras rígidas no uso de economato e racionalize os gastos com material informático. Implemente, também, Indicadores de Compras baseados na criação de Valor e não (só) na poupança.
4. Invista em Programas de Retenção de Colaboradores
A retenção de um colaborador custa menos do que a contratação de um novo, uma vez que a substituição envolve custos de contratação, referentes ao tempo gasto em recrutamento e selecção; custos de onboarding, referentes ao treino dos novos colaboradores; e custos emocionais, devido à saída do colaborador e respectivo impacto no resto da equipa. Assim, aconselha-se a criar um ambiente que incentive o colaborador a ficar na empresa.
5. Apostar na formação dos Recursos Humanos
Todas as empresas são obrigadas por lei a dar formação de pelo menos 35horas/ ano ao colaborador. A adopção de sistemas de formação interna certificada é essencial, quer para a evolução profissional e técnica dos seus colaboradores, quer para a redução de custos.
6. Negociar com os seguros de saúde e segurança no trabalho
As empresas devem zelar pelo exercício da actividade em condições de segurança e de saúde para o trabalhador, tendo em conta os princípios gerais de prevenção que estão descritas na lei do trabalho. Se tiver um registo zero de acidentes de trabalho num determinado período de tempo, tem uma forte possibilidade de conseguir negociar com a companhia de seguros para reduzir o prémio anual de seguro de acidentes de trabalho.
7. Avaliação cuidada dos fornecedores
Garantir que obtém, de cada um dos fornecedores, o serviço com a quantidade e qualidade de que necessita. Uma empresa deve sempre rever contratos, preços e produtos com os seus fornecedores.
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