Salário dos portugueses deverá subir 4% este ano

Os empregadores portugueses planeiam aumentar os seus orçamentos para suportar subidas salariais de 4% em 2023, à medida que tentam atrair e reter pessoal num contexto de inflação elevada e de um mercado de trabalho desafiador, de acordo com o último Salary Budget Planning Report da WTW, uma empresa de consultoria, corretagem e soluções.

 

O relatório, que contou com a participação de 403 organizações em Portugal, concluiu que o aumento esperado nos salários para 2023 é superior ao aumento médio de 3,2% dos orçamentos salariais atribuído em 2022. Metade (51%) das empresas afirmou que o seu orçamento salarial é agora mais elevado do que esperavam que seria.

Os empregadores estão a aumentar os orçamentos salariais por três razões-chave, 86% afirmam que estão preocupados com a inflação, 44% que estão a responder a um mercado de trabalho mais exigente, e 30% que querem melhorar a retenção do pessoal existente.

Entre as empresas portuguesas que participaram no estudo da WTW, um quarto (27%) acredita que as perspectivas para os seus negócios são melhores do que tinham previsto, enquanto 46% afirma que estão de acordo com as suas expectativas.

Além disso, 17% planeia aumentar o número de colaboradores efectivos nos próximos 12 meses. Metade (52%) dos empregadores planeia, ainda, recrutar novos profissionais para funções de vendas nos próximos 12 meses, enquanto 44% está a contratar para funções de TI e 39% pretende recrutar mais profissionais de engenharia.

Ler Mais