São estes os melhores lugares para trabalhar em Portugal

A Great Place to Work® voltou a reconhecer os melhores lugares para trabalhar em Portugal. Este reconhecimento resulta de uma jornada em que os colaboradores colocam as empresas à “prova”. Este ano, foram batidos recordes de participação. E 50 passaram “a prova”. Conheça as empresas que superaram o objectivo e foram distinguidas.

 

Por Equipa da Great Place to Work®

 

A Great Place To Work® distingue as empresas Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal, reconhecimento que se efectua desde o ano de 2000. Na presente edição, foram distinguidas um total de 50 empresas, o mesmo número que na edição passada, em cinco dimensões distintas: até 50 colaboradores; entre 51 e 100 colaboradores; entre 101 e 200 colaboradores; entre 201 e 500 colaboradores e mais de 500 colaboradores. Cada dimensão integra um total de 10 empresas.

Para se chegar a este reconhecimento, auditámos as políticas e práticas de Gestão de Pessoas das empresas participantes e ouvimos, desde Março de 2022 a Janeiro de 2023, cerca de 60 mil colaboradores, mantendo-se como o maior estudo de clima organizacional existente em Portugal. A voz dos colaboradores foi ouvida através do questionário Trust Index®, que permite uma ampla comparação não só com as empresas nacionais, mas com as empresas presentes em mais de 100 países.

O sector das Tecnologias da Informação volta a ser o mais representado, com 20 empresas, correspondendo a 40% dos Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal. Face à edição passada, observa-se um ligeiro aumento do número de empresas deste sector (mais duas empresas). Segue-se, com um total de sete empresas, o sector dos Serviços Financeiros & Seguros. A área dos cuidados de Saúde, aqui entendida de uma forma global, regista a presença de seis empresas, quatro ligadas à Biotecnologia & Farmacêutico e duas à área da Saúde. Observa-se, ainda, a existência de seis empresas dedicadas aos Serviços Profissionais, quatro ao Comércio & Distribuição, e três a Hotelaria & Turismo.

De salientar que os dois últimos sectores de actividade referidos começam a surgir já com algum peso, facto que não se observava há cinco anos. E não se pode deixar de referir que o sector de Hotelaria & Turismo foi dos mais afectados pela crise pandémica. Observam-se, ainda, empresas de Engenharia, Entretenimento, Gestão Imobiliária e Transportes.

 

O que distingue os Best WorkplacesTM das restantes empresas?
«Os quase três anos de turbulências e incertezas deixaram para todos nós preciosos legados; destaco o aprendizado em conviver com as crises nas suas mais variadas naturezas e o significativo ganho da eficiência operacional, o que nos levou a reflectir sobre novos métodos de trabalho, diferentes prioridades e ampliação das responsabilidades institucionais/ empresariais com amplo impacto na comunidade (propósitos). Planear o futuro com visões consistentes dos legisladores, empresários, executivos é essencial para compreender e aproveitar as rápidas mudanças nas nossas vidas e as oportunidades que emergem», afirma Maurício Korbivcher, CEO da Great Place to Work© em Portugal.

Os resultados da edição de 2023 dos Melhores Lugares Para Trabalhar em Portugal provam que estas são organizações que navegam “melhor” em períodos marcados por turbulências e incertezas. Facto evidenciado pelo Trust Index© de 86% – índice que se mantém superior a 85% desde 2020, provando que a confiança dos colaboradores nestas organizações permanece bastante elevada – e pelo crescimento de 15% da receita total (quando este crescimento foi de cerca de 10% nas restantes empresas).

Considerando os anos mais recentes publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, observa-se um aumento de 15% no volume de negócios e de 16% no valor acrescentado bruto das empresas em Portugal, entre os anos de 2020 e 2021. Destaca-se, ainda, o aumento do número de empresas em igual período (3,16%, o que corresponde a mais de 41 116 empresas). Os dados mostram, assim, sinais de recuperação económica e confiança no mercado.

Nos Best Workplaces™, as pessoas são o elemento central, no entanto não descuram a estabilidade financeira e o crescimento económico, fundamentais para atingir o sucesso e garantir a sobrevivência de qualquer organização.

Esta maior facilidade em “sobreviver” a períodos de instabilidade e dificuldades encontra-se directamente associada à cultura destas organizações, marcada pela melhoria contínua dos seus processos, produtos e serviços, pela rápida capacidade de adaptação ao contexto e às alterações, aproveitando as competências e a paixão de todas as suas pessoas.

Como se pode observar no gráfico abaixo, os colaboradores dos Best Workplaces™ têm oportunidades para inovar, sendo estas oportunidades promovidas pela estrutura e estratégia da empresa, que os incentiva a partilhar novas ideias e melhores formas de fazer as coisas. Os colaboradores têm, ainda, a percepção de segurança face aos erros involuntários, caso ocorram.

Os Best Workplaces™ caracterizam-se, também, pelo tratamento justo dos seus colaboradores, independentemente de quem são e do lugar que ocupam na organização. Observando-se uma preocupação evidente destas organizações em criar um excelente lugar para trabalhar para todos (For ALL). Esta preocupação está bastante patente no aparecimento de um conjunto de políticas e práticas de Gestão de Pessoas relacionadas com a temática da diversidade e inclusão.

Este é um tema, nesta edição, transversal a todas as organizações, independentemente do sector ou do número de colaboradores. Foram assim criados dentro das organizações equipas e grupos de trabalho com a responsabilidade não só de identificar a desigualdade e a discriminação, como de terminar as acções que as promovem. Estimulam um ambiente de trabalho mais inclusivo através de reuniões/sessões e da contractação dos mais competentes, independentemente da sua origem, crença ou religião.

A hospitalidade, particularmente a forma que acolhem os novos colaboradores, e a proximidade, evidenciada através da comemoração dos principais marcos quer da empresa, quer da vida do colaborador, são outras imagens de marca destes ambientes de trabalho. Práticas como a comemoração do aniversário da empresa, lembranças em dias festivos, ofertas quando se cumprem os objectivos ou o dia de folga no dia de aniversário do colaborador são actividades comuns nestas organizações.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Abril (nº.148) da Human Resources, nas bancas. E fique a conhecer vários casos práticos.

Caso prefira comprar online, pode optar pela versão em papel ou a versão digital.

Ler Mais