São estes os quatro perfis tecnológicos mais procurados actualmente

A pandemia mudou o paradigma das competências mais procuradas pelas empresas nos perfis dos profissionais do sector de tecnologia.

 

A pesquisa salarial da Robert Walters identificou que as posições mais procuradas em 2022 são developers, gestores de Tecnologia, CTOs e perfis focados em Cibersegurança.

Fabienne Viegas, manager da divisão de TI & Digital da Robert Walters Portugal, afirmou que o que as empresas estão a procurar actualmente são as pessoas que se adaptam rapidamente à mudança.

«Antigamente, os mais requisitados eram pessoas que tivessem conhecimento técnico da tecnologia utilizada pela empresa, mas hoje a realidade é um pouco diferente. Hoje são procurados colaboradores que se adaptem facilmente às mudanças, que apliquem metodologias ágeis e que se possam mover com a sua equipa, especialmente em modo remoto», explicou Fabienne Viegas

A pesquisa salarial da Robert Walters revela também que os colaboradores com experiência e capacidade de liderança também estão a ser muito procurados.

«Pode ter uma posição de developer sem ter uma equipa, mas a sua liderança ou experiência é mostrada ao ajudar os seus colegas, ao ver como estão no dia-a-dia, como pode ajudar a melhorar a organização e a equipa como um todo».

Esta é uma das competências essenciais na hora de contratar perfis remotos. E por último, há muitas empresas estrangeiras que contratam talentos tecnológicos em Portugal, por isso o Inglês também é fundamental.

Ler Mais