Sara Silva, L’Oréal Portugal: E os factores verdadeiramente diferenciadores?

Sara Silva, directora de Relações Humanas da L’Oréal Portugal, defende que «factores como a ética, diversidade e inclusão e sustentabilidade são verdadeiramente diferenciadores e acrescentam valor à experiência profissional, mais do que uma política de trabalho remoto que pode ser copiada de uma empresa para outra». Leia a sua análise aos resultados do XXXIX Barómetro Human Resources.

 

«Estamos num período de viragem, fazemos um balanço do ano que passou e estabelecemos resoluções para o novo ano, com a dose de incerteza com a qual já todos aprendemos a viver. Contudo, números são números, e este barómetro dita o que esperamos no mercado de trabalho para 2022. Não temos grandes surpresas, mas fica o convite a uma maior reflexão sobre o que os profissionais mais valorizam para além dos salários e benefícios.

Não me surpreende que no topo da valorização esteja o modelo de trabalho adoptado pelas organizações, com a possibilidade de trabalhar remotamente – 38%. Surpreende-me, sim, que ética, diversidade e inclusão e sustentabilidade não tenham obtido qualquer valorização… e que o propósito e a liderança tenham obtido valores muito baixos – 4%. Surpreendo-me porque acredito que estes factores são verdadeiramente diferenciadores e acrescentam valor à nossa experiência profissional, mais do que uma política de trabalho remoto que pode ser copiada de uma empresa para outra. Será esta valorização igual para todas as gerações, géneros, profissões e níveis hierárquicos?

O mundo está mesmo a mudar, os valores são outros, mas segundo os respondentes do inquérito, temos os responsáveis de Gestão de Pessoas globalmente preparados para enfrentar estes desafios, ainda que para 33% a maioria destes profissionais precise de actualizar as suas competências. Na verdade, todo e qualquer profissional, mesmo que se julgue preparado, deverá continuar atento, curioso, próximo dos seus colaboradores e do mundo externo em que vive. Deverá surpreender e deixar-se supreender pelas novas tendências que todos os dias surgem.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Janeiro (nº.133) da Human Resources, no âmbito da XXXIX edição do seu Barómetro.  Está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais