Se calhar nunca pensou nisto, mas a (falta de) etiqueta no escritório pode prejudicar a sua carreira. E há pormenores que provavelmente não tem em consideração

Uma boa etiqueta no local de trabalho – desde estar atento à forma como se apresenta, ao tipo de alimentos que come ao almoço – pode ser essencial para a progressão na carreira de qualquer profissional, revela uma especialista em etiqueta ao Business Insider.

Myka Meier, fundadora da Beaumont Etiquette, disponibiliza cursos de etiqueta corporativa para empresas e profissionais e ensina competências sociais como comunicação, etiqueta à mesa, desenvolvimento profissional e dress code.

A especialista partilhou os erros comuns de etiqueta que os profissionais cometem no trabalho e deu conselhos sobre como lidar com essas questões. «Na minha opinião, se não tiver uma boa etiqueta, a sua carreira não progredirá tão rapidamente», defende.

A Geração Z ainda está a aprender as regras de etiqueta no escritório

A Geração Z é nova no mundo de trabalho e ainda está a aprender as regras de etiqueta dentro e fora do escritório, após ter estudado remotamente durante a pandemia. Esta geração tem sido criticada por colegas mais velhos por se vestir inadequadamente e por se expor muito nas redes sociais. Myka Meier aconselha esses jovens profissionais a lerem alguns livros sobre etiqueta no escritório.

«Não conhecia estas regras e decidi aprendê-las quando percebi que havia um problema quando não conhecia certos protocolos e as pessoas reagiam mal», explica.

Certas regras são intemporais, realça, como chegar cedo a reuniões, vestir-se de forma profissional e ter boas maneiras à mesa. Mas a regra número 1 é mostrar respeito pelas outras pessoas, acrescenta. «É tudo uma questão de inteligência social. Até pode ser a pessoa mais inteligente da sala, mas se a sua inteligência emocional não estiver à altura, provavelmente ainda terá muito em que trabalhar.»

Myka Meier recorda uma conhecida história de Walt Bettinger, CEO da Charles Schwab, que levava os candidatos a entrevistas de emprego a comer fora para «ver como interagiam à mesa». «Trata bem os trabalhadores do restaurante? Se não trata, é assim que vai tratar a equipa. Consegue comer de maneira correcta e respeitosa com as outras pessoas que estão à mesa? É assim que se vai comportar à frente de um cliente. Esse foi o teste que ele fez.»

Esquecemo-nos de como agir no trabalho

A especialista realça que a procura pelos seus cursos está em alta desde a pandemia, já que alguns trabalhadores se esqueceram de como se comportar no escritório. E não são apenas “gafes” óbvias, como vestir-se de maneira demasiado casual. Várias grandes empresas, incluindo a KPMG e a Deloitte, afirmaram que os seus colaboradores mais jovens também carecem de competências interpessoais importantes, por terem tido aulas online na faculdade. Isso inclui dificuldades em estabelecer contacto visual, colaborar com colegas no escritório e fazer apresentações presencialmente.

«Existem algumas práticas e padrões no mundo corporativo que vão manter-se em certos sectores, e a Geração Z precisará de alinhar com alguns deles se quiser ter sucesso nessas áreas específicas», conclui Myka Meier.

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