
Se lhe perguntassem o que é a Gestão de Pessoas o que responderia?
A gestão de pessoas é um conceito extremamente amplo que compreende estratégias e utilização de ferramentas de apoio que têm por objectivo atrair, reter, capacitar através de conhecimentos específicos e desenvolver capacidades e atitudes.
E com que finalidade? A de manter os profissionais integrados e motivados como uma grande equipa que juntos procuram alcançar as metas corporativas. Para que isto seja possível, o tema gestão de pessoas deve ter como foco a satisfação, a motivação e envolvimento da equipa, utilizando diversas técnicas que operam directamente com os colaboradores, sublinha o site solides.com.
Uma equipa é formada por pessoas com diferentes interesses e necessidades e o que faz sentido para um pode não ter relevância para outro. Isto significa dizer que o que motiva um colaborador pode não motivar o outro, mas o importante é conhecer bem as pessoas para fornecer os estímulos corretos.
Se manter a motivação nem sempre é fácil, quanto enfrentamos situações delicadas ou passamos por momentos de dificuldade que simplesmente parecem não ter fim é ainda mais difícil.
Sendo assim, o gestor deve ter discernimento e autoconhecimento para identificar as situações que o impulsionam a fazer e a dar o seu melhor.
Outro objectivo da gestão de pessoas é administrar todos os colaboradores dentro de uma empresa, e isto envolve planear, organizar, coordenar, controlar e comandar pessoas com uma visão estratégica.
Vale a pena lembrar que gestão não deve ser confundida com ações específicas do RH, que tem como uma das suas responsabilidades acompanhar actividades e processos que ajudem na manutenção e necessidades dos colaboradores.
Gestão de pessoas pode e deve ser uma actividade realizada e partilhada por gestores e líderes de diferentes áreas, não necessariamente somente aos que estão ligados ao departamento de pessoas.
Podemos dizer que uma das tarefas de um profissional responsável pela gestão de pessoas é a criação de práticas para aumentar a motivação dos colaboradores, além da capacidade de ouvir, compreender e procurar soluções para os problemas das equipas.
Um gestor precisa proporcionar o ambiente ideal para o crescimento dos seus colaboradores para, consequentemente, aumentar a produtividade da sua empresa.