Seis tendências para o futuro da consultoria de gestão

O sector da consultoria de gestão conheceu um enorme crescimento nos últimos anos, o que traz novos desafios e tendências para as empresas, com impacto directo nos processos, da prestação de serviços às formas avançadas de trabalhar.

 

Por: Matt Queen, director de Prática Central de Negócios da Columbus UK, Columbus

 

No Reino Unido, o mercado da consultoria de gestão foi avaliado em cerca de 11,5 mil milhões de euros em 2022, um salto dos 8,5 mil milhões de euros em 2012. Matt Queen, director de Prática Central de Negócios da Columbus UK, revela as seis principais tendências que irão moldar o futuro do sector.

1. Consultoria remota
Actualmente, os vendedores e consultores estão habituados a modelos de trabalho híbridos devido à pandemia. Num inquérito recente, 83% dos empregadores declararam que a mudança para o trabalho remoto e híbrido tem sido bem-sucedida, razão pela qual acreditamos que esta tendência continuará a crescer. Não só oferece flexibilidade à força de trabalho, como também beneficia o seu alcance em relação a potenciais clientes.

Com clientes em várias zonas geográficas, por exemplo, plataformas como o Teams permitem comunicar eficazmente, independentemente da área onde se encontram. Tecnologia como esta permite que a consultoria remota se torne mais fácil e o trabalho remoto deve estar entre as principais prioridades.

 

2. Maior envolvimento sénior
A sua empresa não pode continuar a despender tempo e dinheiro com consultores de nível júnior/médio e precisará de envolver representantes de nível sénior, que têm conhecimentos especializados e podem impulsionar a eficiência na execução de projectos. Em resultado disso, algumas consultoras têm eliminado esta estrutura hierárquica «piramidal», o que, independentemente do projecto, pode impulsionar e dar prioridade à criação de valor. Além disso, os colaboradores de nível superior podem assegurar que qualquer novo colaborador se adapte rapidamente. Ao envolver-se activamente com projectos de clientes em toda a empresa, haverá uma maior partilha de conhecimento, que será usada em projectos futuros aumentando a eficiência.

 

3. Parcerias estratégicas
Devido ao rápido crescimento do sector, a criação de parcerias tornou-se a chave para manter vantagem competitiva. Relatórios da PwC observaram que o número de joint-ventures e alianças aumenta ano após ano com empresas de consultoria e, devido aos seus benefícios, é provável que esta tendência se mantenha no futuro.

Entre os benefícios estão: i) mais conhecimento – nem todas as empresas têm conhecimentos sobre todas as áreas do sector. Uma parceria estratégica pode resolver, uma vez que se pode colaborar com departamentos de empresas com ideias semelhantes, com o potencial de gerar novas ideias sem investimento adicional; ii) maiores oportunidades de vendas – as parcerias podem ser uma porta de entrada para novos mercados e sectores dependendo da credibilidade; iii) maior confiança dos clientes – 60% dos clientes afirmam que muitas empresas estão estruturadas de acordo com a forma de trabalhar e não com os clientes. Como os parceiros estratégicos já estarão cientes de como visar eficazmente as bases de clientes, podem aprender com as suas práticas para criar melhores relações.

 

4. Recrutamento de novos talentos
Com a introdução de novas formas e modelos de trabalho, as empresas de consultoria de gestão terão interesse em captar novos talentos. Esta tendência crescente permitir-lhes-á manter a produtividade e a eficiência elevadas, enquanto expandirá o input necessário para gerar valor para os clientes.

 

5. Dificuldade em reter talento
Devido ao número de oportunidades existentes, tanto para licenciados como para consultores experientes, se uma empresa não conseguir proporcionar progressão na carreira, isto pode causar problemas de retenção. Verifica-se que 92% dos consultores juniores são mais atraídos por empresas com uma progressão clara, e querem um trabalho que os incentive e lhes permita crescer dentro da sua área.

Algumas formas de reter talento incluem: i) disponibilizar apoio adequado à carreira – ter, por exemplo, reuniões regulares com os colaboradores permitir-lhe-á identificar técnicas para promover a sua própria progressão ou identificar os objectivos pessoais para os quais desejam trabalhar; ii) esforçar-se por ser inovador – tal como é importante para o cliente, os colaboradores também querem ver melhorias na sua eficiência. Uma forma de o fazer é através da implementação de novas tecnologias, como a IA, dentro dos seus processos, mas informe os colaboradores de forma eficaz. Confusão ao utilizar o software ou falta de conhecimento ao envolver-se com os clientes é a última coisa que deseja. Por conseguinte, formar os colaboradores pode ter benefícios para ambas as partes.

 

6. Utilização mais ampla da tecnologia
Não é surpresa que esta tendência esteja a moldar o futuro da consultoria de gestão. Aqui estão alguns exemplos de tecnologia que pode implementar nos seus processos:

Software PSA

  • Gestão eficaz de tempo e despesas: uma ferramenta PSA permitir-lhe-á acompanhar eficazmente os custos de projecto e de mão-de-obra, o que significa que pode tomar decisões mais bem informadas.
  • Capacidades de planeamento de recursos: facilita a visualização de todos os recursos da organização, incluindo as métricas que mais importam, como as horas trabalhadas num projecto.
  • Profundos conhecimentos financeiros: obtenha ferramentas orçamentais sofisticadas para seguir o seu orçamento de forma eficaz, da criação à conclusão com visibilidade clara.

 

Utilização mais ampla da IA e da aprendizagem automática
A IA pode melhorar a capacidade de operar enquanto melhora os serviços que presta. Por exemplo, com as equipas de projecto, a integração de IA pode ajudá-lo a automatizar tarefas como a introdução manual de dados, libertando os colaboradores para se concentrarem no trabalho mais significativo. A aprendizagem automática pode ajudar a aumentar a eficiência, mas, irá ajudá-lo a tomar decisões mais informadas se tiver acesso à informação certa.

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