Sente que o seu smartphone anda a espiá-lo? Saiba aqui como impedir isso

Certamente já lhe aconteceu abrir o Google para procurar uma resposta sobre algo que está a falar com um amigo ou familiar e, assim que escreve a primeira palavra, o motor de busca completa a frase com exactamente aquilo que ia procurar. Ou talvez mencione que quer viajar para o Brasil e, horas depois, começam a aparecer anúncios de viagens para aquele país.

Não é paranóia ou teoria da conspiração, é um facto que grande parte dos dispositivos inteligentes é capaz de ouvir e recolher o que as pessoas dizem. Um dos principais “culpados” é o Google, uma vez que a maioria das aplicações utiliza o chamado rastreio ultrassónico, um método para ligar todos os dispositivos que um utilizador possui e rastrear o seu comportamento e localização.

Embora não seja possível bloquear completamente “estes espiões”, é possível reduzir a monitorização para que, pelo menos, não tenham acesso a tudo o que se diz, avança o El Economista.

Primeiro, convém analisar as políticas e permissões necessárias da Google para utilizar o Gmail, o Google Maps ou o YouTube. Para o verificar, deve:

  • Aceder às Definições e encontrar a secção Google.
  • Aceder a Gerir a sua conta Google e procurar por Dados e privacidade.
  • Desloque-se para baixo até Definições de histórico e seleccione Actividade na Web e em aplicações.
  • Encontrar a secção Definições secundárias e desactivada a opção Incluir actividade de voz e áudio.

Outra forma, mais rudimentar, de o fazer é aceder directamente ao elemento que permite ao telefone ouvi-lo que não é mais do que o microfone do seu smartphone. Quando descarrega uma aplicação, esta solicita uma série de permissões para funcionar e proporcionar a melhor experiência, como o acesso à localização, à câmara ou ao microfone.

Se não quiser que o Google ouça o que diz, aceda a Definições, toque em Permissões e procure a secção Microfone. Aí, verá todas as aplicações que têm acesso ao microfone do seu dispositivo e poderá desactivá-las.

Pode fazê-lo com o Google e com qualquer outra aplicação, mas lembre-se que algumas exigem permissão para funcionar, como o WhatsApp para enviar mensagens de áudio ou a câmara para gravar áudio em vídeos.

Ler Mais