Sete perguntas que nunca deve fazer numa entrevista de emprego (e três que são obrigatórias)

Uma entrevista de emprego pode ser stressante, por isso a preparação é essencial. Mesmo não sabendo as perguntas que o recrutador fará, pode treinar a resposta àquela que geralmente surge no fim: “Gostaria de fazer alguma pergunta?”. 

 

Eis sete perguntas que nunca deve fazer e três que tem mesmo de fazer numa entrevista de emprego, segundo o GOBankingRates.

O que faz a empresa?

Qualquer pergunta básica como esta é sinal de alerta de que não fez os “trabalhos de casa”. Antes de entrar no escritório (ou na chamada online), deve saber tanto sobre a empresa tal como consta no site oficial.

Qual é o salário?

Ainda que já exista legislação europeia, em Portugal não é obrigatório. Se o recrutador não o fizer durante a conversa, não aborde esta questão na primeira entrevista.

Posso trabalhar em casa em vez de no escritório?

A menos que o anúncio de emprego indique que é uma função de trabalho remota ou híbrida, não pergunte se pode trabalhar a partir de casa. Se receber uma proposta final e souber que alguns colegas trabalham em casa, pergunte então nessa altura.

Quantos dias de férias/folgas terei?

Perguntar isso na primeira entrevista faz parecer que está mais interessado em não trabalhar do que em trabalhar. Uma discussão sobre salários e benefícios ocorrerá mais tarde e isso será abordado. Não mencione isso na primeira ronda.

Qual é a pior coisa de trabalhar nesta empresa?

Nenhuma empresa é perfeita e é útil investigar sobre os eventuais problemas, mas não desta forma. É melhor perguntar aos colaboradores por que gostam de trabalhar na organização e analisar o que não dizem. Além disso, sites de avaliação de empregos como o Glassdoor podem ajudar a descobrir informação adicional.

Vai fazer um background check?

Um potencial empregador deve dar nota de que vai verificar referências e antecedentes, mas mesmo que não o faça, deve assumir sempre que o fará. Fazer essa pergunta em voz alta faz parecer que tem algo a esconder.

Tem filhos?

Perguntas pessoais como essa não devem surgir nunca, independentemente do lado da mesa em que estiver. Pode perguntar sobre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas sempre sem entrar no campo pessoal.

 

Três perguntas que deve MESMO fazer

Eis algumas questões que pode fazer a um entrevistador.

  • Quer perspectivas de sucesso apresenta esta função?

Até pode definir um prazo e perguntar: «O que preciso de fazer para ter sucesso no primeiro ano/seis meses?»

  • Existem oportunidades de desenvolvimento profissional nesta função?

Isso mostra ao entrevistador que tem interesse em seguir carreira na empresa.

  • Quais são as próximas etapas deste processo?

Isso indica que está interessado na vaga e quer saber o que acontecerá a seguir.

Ler Mais