Startup portuguesa chega à final de evento de inovação internacional

O Al-Andalus Innovation Venture (AAIV24), evento para startups e scaleups ibéricas, anunciou que a startup portuguesa GoParity chegou à final e ajudou a estabelecer um marco significativo na internacionalização do evento.

A GoParity, fundada por Nuno Brito Jorge (CEO), Luís Couto (CFO) e Manuel Nery Nina (CCO), é reconhecida pela sua plataforma de investimento de impacto que conecta projectos sustentáveis a investidores. A sua inclusão na final do AAIV24 sublinha o crescente interesse e colaboração entre os ecossistemas empresariais ibéricos.

O evento contará com a presença de vários fundos de investimento nacionais, amplificando o alcance internacional do AAIV24. Entre os investidores portugueses, estarão presentes Tomás Penaguião, sócio da Bynd Venture Capital, um fundo de capital de risco sediado em Lisboa, que apoia empresas tecnológicas ibéricas em fases iniciais. Juntou-se à empresa em 2016, após completar o seu mestrado em Gestão na Nova SBE, e desde então participou em mais de 35 novas rondas de investimento, supervisionando directamente oito empresas do seu portefólio.

Marcos Osorio, director no vertical de Cibersegurança da Bright Pixel Capital (antiga Sonae IM), que tem como missão descobrir soluções inovadoras na área de cibersegurança. E Pedro Almeida, sócio da Armilar Venture Partners, um dos principais fundos de capital de risco em Portugal. A Armilar é especializada em investimentos em empresas tecnológicas em fase de crescimento, com especial incidência em biotecnologia, tecnologias limpas e TIC.

A GoParity está na lista de finalistas e irá competir com Altum Sequencing, Lumio, Nantek, iUrban, FlyKube, Nax Solutions, Ducky logistics, NocodeHackers, Twenix, Voltedge, Embat, Coinscrap Finance, Pharmamel, The Residential Club, Kymatio, Baby Par, KDPOF, Nivimu e AOKs Lab, para ganhar esta edição.

A scaleup vencedora irá receber um curso exclusivo de três anos da BME SCALEUPS (BME Bolsas e Mercados Espanhóis). Até ao momento, apenas 24 scaleups acederam ao programa e constitui uma montra exclusiva para futuros investidores, tendo um valor económico de 7600 euros.

Paralelamente, o evento irá contar com dinâmicas verticalizadas no dia 24 de Setembro na Pitch Startup Room, onde as startups finalistas poderão conectar-se com a comunidade de investidores e empresas.

Entre as 40 startups finalistas, o júri irá escolher as cinco melhores que representarão o Al-Andalus Innovation Ventures nos eventos parceiros Valencia Digital Summit (VDS) e The Way Summit, onde terão a oportunidade de apresentar os seus projectos à comunidade de investidores de Valência e da Galiza, respectivamente.

O evento conta com a presença de oradores espanhóis como David Jiménez-Blanco, presidente da Bolsa de Madrid, Natalia Rodríguez da Saturno Labs, Yaiza Canosa da GOI e Aquilino Peña, co-fundador e Managing partner da Kibo Ventures, entre outros. Também já está confirmada a presença de Jacky Abitbol, Managing partner da Cathay Innovation, o sétimo maior fundo europeu com uma capacidade de investimento de 1,5 mil milhões de euros, e de mais de 70 investidores e empresas.

Ler Mais