![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/12/despedir.jpg)
Surgiu uma nova oportunidade de emprego mas não sabe como despedir-se? Siga estas dicas (para sair a bem e saber como reagir a uma eventualmente contra-proposta)
O momento de comunicar que vai deixar o seu emprego pode ser constrangedor, porém, ainda que vá deixar a empresa tem todo o interesse em deixar uma boa impressão e, se necessário, solicitar referências ao ex-empregador, por isso é importante fazê-lo da melhor forma. A Hays deixa dicas úteis para que todo o processo decorra da melhor forma.
Dicas que vão facilitar a sua saída:
- Deve informar o seu gestor assim que tiver a certeza e não adiar a comunicação;
- Não é necessário que fale com os outros colaboradores, manter a confidencialidade prova ao gestor que continua a importar-se com a empresa e dá-lhe oportunidade de escolher o melhor momento para informar os restantes colegas;
- Entregar a carta de demissão apenas depois de conversar pessoalmente com o seu superior;
- Estar tranquilo quando explica as suas razões e ser assertivo quando o faz. Pode ensaiar se achar necessário e lhe der mais confiança e firmeza;
- Não tem de revelar qual o seu próximo emprego ou o próximo passo na sua vida, se assim o desejar;
- Ser surpreendido não é agradável e, para o evitar, deve estar preparado para qualquer reacção por parte da empresa;
- Não se sinta culpado nem se martirize;
- Seja optimista e não subestime as suas capacidades;
- Não deixe que receios em relação ao futuro o desmotivem.
Caso lhe seja feita uma contra-proposta:
- Nestas situações, nunca deve agir por impulso ou responder de imediato, sem pensar. Assim, há alguns pontos a considerar nesta situação que deve ser cuidadosamente analisada:
- Os prós e os contras da função actual e da nova;
- As oportunidades de crescimento profissional que cada empresa oferece assim como os benefícios;
- As razões pelas quais procurou um novo emprego ou que o levaram a considerar uma proposta diferente;
- No caso de a empresa pedir que repense na sua decisão, não se deve auto-sabotar, mas sim estar ciente do seu valor e do que lhe trará um sentimento de realização profissional.
Durante o período de pré-aviso não está impedido de contactar o novo empregador, se sentir que quer criar alguma proximidade pode sempre contactá-lo e sugerir visitar o novo local de trabalho para se familiarizar com o espaço e colegas.
A carta de demissão é um requisito legal e deve incluir os detalhes da pessoa a quem é dirigida, a notificação de término do contrato, o último dia de trabalho efectivo e a assinatura do trabalhador.