Susana Silva, El Corte Inglés: «Um enorme, mas compensador, desafio»

Susana Silva, directora de Pessoas do El Corte Inglés, salienta que «as empresas têm como prioritário o desafio de dotar as suas pessoas, quer através de upskiling ou reskiling, de competências para ocupar novas posições».

 

«Apesar das várias notícias desanimadoras, quer sobre a inflação, a crise energética ou o actual cenário de guerra na Europa, a verdade é que as empresas pretendem contratar no próximo ano (quase 50% aponta para crescimentos de 0,1% a 3%).

Encontramo-nos, neste momento num mercado onde se tem revelado escassez global de talento qualificado, sendo este um dos grandes desafios da área de Recursos Humanos. A atracção de novos candidatos obrigou a evolução do Employer Branding das empresas que, a par com a retenção, reinventou a sua forma de actuar.

O talento interno tem de ser alvo de uma análise minuciosa e teremos de ser capazes de identificar os talentos-chave na empresa e que podem aportar valor. As empresas têm como prioritário o desafio de dotar as suas pessoas, quer através de upskiling ou reskiling, de competências para ocupar novas posições.

Acrescido a este reconhecimento e apoio no desenvolvimento de carreiras nas empresas, será necessário acompanhar com o aumento dos salários brutos; os resultados deste barómetro apontam para um crescimento de 2% a 4% (51%) ou mesmo acima dos 4% (22%).

Outro factor-chave continua a ser a preparação dos nossos líderes para os desafios com que as organizações têm vindo a deparar-se; mais uma vez o resultado do barómetro continua a considerar que 33% não estão preparadas e 44% consideram que os líderes têm de ter actualizações de competências.

Capacidade de adaptação aos novos desafios, agilidade, flexibilidade e criatividade é pedida aos gestores de Recursos Humanos de uma forma muito espontânea. Desafiante, muito, mas altamente compensador, pois as nossas acções têm muito impacto.»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Dezembro (nº.144) da Human Resources, no âmbito da XLIV edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais