
Tânia Correia, Savoy Signature: Inspirar para transformar, com propósito
Tânia Correia, directora de Recursos Humanos do Savoy Signature, acredita que «a inteligência artificial continua a crescer, mas não a substituir o essencial: a humanização das relações».
Os resultados do 62.º Barómetro Human Resources mostram que 2026 será um ano de equilíbrio e reinvenção. A maioria das empresas prevê manter o número de colaboradores (50%) e observa-se uma expectativa moderada de crescimento salarial, com 69% a apontar aumentos entre 2% e 4%. Estes dados reflectem prudência, mas também sinalizam que a valorização das pessoas continua no centro.
Os grandes desafios para 2026 confirmam tendências globais: atracção e retenção de talento (45%) e integração da inteligência artificial (43%) lideram a agenda das prioridades, seguidos pelo equilíbrio vida pessoal-trabalho e a gestão multigeracional. A inteligência artificial continua a crescer, mas não a substituir o essencial: a humanização das relações.
O futuro exige coragem para inovar e sensibilidade para cuidar. Este contexto exige uma abordagem estratégica: combinar tecnologia com humanização, reforçar o upskilling e reskilling (14%) e promover culturas organizacionais inclusivas, criando ambientes onde as pessoas não apenas trabalham, mas crescem e desenvolvem o seu potencial. Porque no centro da transformação está sempre o mesmo factor: o talento humano.»
Este testemunho foi publicado na edição de de Dezembro (nº. 180) da Human Resources, no âmbito do seu LXII Barómetro.
Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.