Team buildings desportivos são tendência entre as empresas na Europa

Tudo apontava para que o final de 2021 fosse de alguma forma semelhante ao período antes da pandemia. No entanto, o aumento do número de casos accionou um alerta e também o regresso ao teletrabalho obrigatório em alguns casos. Para construir e motivar o trabalho em equipa, cada vez mais organizações estão a oferecer actividades de team building, com opções mais seguras, que reforçam a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

 

Neste sentido, de acordo com dados do Urban Sports Club, a aplicação desportiva que além de oferecer subscrições individuais disponibiliza também programas de bem-estar para empresas, aproveitar o desporto para fomentar actividades em equipa e gerar um benefício para os colaboradores, tem sido uma tendência no mundo corporativo.

«Desde que a pandemia começou, há cada vez mais empresas a oferecerem aos seus colaboradores um programa de bem-estar e chegam até nós.  No período do Natal e agora no início do ano, podemos notar um aumento no interesse dos team buildings que envolvam actividades desportivas», explica Liz Andrews, directora-geral de Espanha e Portugal no Urban Sports Club.

 

De acordo com o Urban Sports Club, estas são as actividades desportivas mais procuradas pelas organizações:

Treino funcional ou bootcamp
Estes tipos de treinos são dos mais completos que existem, pois activam quase todos os músculos do corpo. Além disso, é um tipo de actividade física em que não importa a idade ou experiência, pois a intensidade dos exercícios funcionais adapta-se às capacidades físicas dos participantes para proporcionar importantes benefícios para a saúde.

 

Escalada
Apesar de ser um desporto aparentemente individual, a escalada encoraja o espírito de equipa enquanto todos tentam ajudar o seu colega a ultrapassar os obstáculos na parede. Para além do valor do trabalho em conjunto, a escalada transmite valores fundamentais para o grupo, como o esforço, a perseverança e a capacidade de superação. Para além disso, é um óptimo exercício de estratégia, envolvendo tanto o lado físico como mental.

 

Padel
O padel é um desporto muito inclusivo porque qualquer pessoa, independentemente do nível, é capaz de o praticar. E há algo neste desporto que faz com que aqueles que o experimentam voltem sempre! Por vezes, as empresas organizam torneios durante vários meses, ou até um dia. O objectivo é que os colaboradores participem numa actividade fora do trabalho, trabalhem em duplas e que se divirtam enquanto praticam o desporto.

 

Futebol
O desporto rei é o verdadeiro trabalho em equipa. Permite grupos grandes, envolve estratégia, coordenação entre pares e entreajuda – e também pode ser um desporto inclusivo. É possível fazer equipas maiores ou mais pequenas e jogar em campos interiores ou exteriores – mas o mais importante é terminar o jogo a dar tudo e com um sentido de conquista conjunta!

Ler Mais