Teletrabalho voltou a ser obrigatório. Esteja atento a estes sinais e saiba como evitar a “zoom fatigue”

“Zoom fatigue” é o termo que está ser utilizado por psicólogos e psiquiatras para definir a sensação de cansaço extremo descrita pelos pacientes devido ao excesso de videoconferências.

 

Está associado à ferramenta online Zoom, solução que passou a ser amplamente utilizada para realização de reuniões virtuais.

Alexandre Fachini, psicólogo clínico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação de Psicologia da UNIARA, destaca que os principais sintomas relacionados como problema são:

– Dor de cabeça;
– Dor nos olhos;
– Dores musculares, especialmente nas costas, braços, pernas e nos músculos da face;
– Sonolência;
– Falta de atenção;
– Cansaço;
– Insónia;
– Stress.

Uma forma de evitar o problema é diminuir o número de videoconferências, ou seja, realizar os encontros virtuais somente quando for estritamente necessário.

Além disso, é fundamental respeitar a carga horária de cada profissional, tendo como parâmetro os dias e horários que ele cumpria quando estava presencialmente. É importante destacar que cabe às empresas acompanhar a saúde e bem-estar dos profissionais, mesmo de longe.

Para o evitar o colaborador deve:

  • fazer reuniões curtas (entre 25 e 50 minutos) e necessárias, ou seja, que precisam ser por videochamada. Caso possível, prefira e-mails e/ou ligações;
  • evitar fazer outras actividades paralelas durante uma reunião, pois isso interfere no desempenho e dificulta que se lembre das informações posteriormente;
  • se puder, desligue a câmara durante alguns momentos em reuniões muito extensas e dê descanso aos olhos e à cabeça;
  • faça actividade física ao longo da semana, como, por exemplo, meditação e alongamento, ou pratique um hobby que não precise do ecrã do computador.

Já empresa deve:

  • dar intervalos entre as reuniões e/ou diminua o tempo dessas conversas, tornando-as mais objectivas;
  • criar espaços colectivos, por via remota mesmo, com uma interacção diferente do formato de uma reunião. Ou seja, momentos de descontracção com conversas informais, e de relaxamento, como meditação guiada ou outras interacções;
  • oferecer aos colaboradores a oportunidade de escuta e de acolhimento por profissionais especializados e líderes, mostrando-se próximos, disponíveis e interessados no seu bem-estar.
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