Quatro passos para atrair talento para a sua organização

Com a recuperação pós-pandémica, o mercado está a assistir a um forte aumento das necessidades de talento.
Para auxiliar as empresas na implementação de estratégias globais de atracção de talento, o estudo “Future of Work Series: Reimagining Workforce and Workplace Mechanisms – Where will work be done?”, da ManpowerGroup Talent Solutions e do Everest Group oferece um roteiro em quatro passos.
1. Identificação das funções adequadas para uma estratégia global de atracção de profissionais
Os responsáveis de Recursos Humanos deverão trabalhar proactivamente com os líderes de negócio, de forma a poderem identificar funções onde exista um elevado desequilíbrio entre oferta de talento e as necessidades da empresa e que se revelem críticas para cumprir os objectivos de negócio. Seguidamente, deve ser avaliada a sua aptidão para uma contratação global, com base na adequação das funções a modelos de trabalho remoto.
Esta resulta da viabilidade de uma entrega em remoto e da capacidade da organização se adaptar a esses modelos, e é avaliada com base na disponibilidade global de talento qualificado para essas vagas.
2. Definição de localizações estratégicas para a implementação da estratégia global de recrutamento
É igualmente relevante realizar uma avaliação da disponibilidade de competências específicas em várias geografias, as escalas salariais associadas e os principais concorrentes na contratação desses perfis, para que se identifiquem as oportunidades de recrutamento a nível global para cada função.
Estas regiões devem também ser avaliadas mediante critérios de sustentabilidade operacional, como a estabilidade geopolítica, parâmetros macroeconómicos, impostos, custos operacionais, produtividade da força de trabalho, acesso à tecnologia e infraestruturas.
3. Identificação de potenciais obstáculos à implementação
A pesquisa indica que apenas 23% dos líderes de Recursos Humanos preveem, atualmente, uma futura política de contratação sem restrições de localização. Este número justifica-se pelos desafios que lhe estão associados, nomeadamente questões relacionadas com o aumento das despesas legais gerais e de compliance, a necessidade de adaptar as políticas de Recursos Humanos ao contexto local e os esforços acrescidos na gestão de equipas multiculturais, globais e distribuídas.
4. Criar estruturas internas e externas de apoio à implementação
Os líderes de RH terão de introduzir as alterações necessárias nas políticas internas e na cultura organizacional, bem como recorrer a suporte externo, sempre que necessário, para lidar com os potenciais riscos e desafios de uma estratégia global de atração de talento. Assim, primeiramente, as empresas deverão compreender o mercado de talento local e adaptar a sua Proposta de Valor de Empregador e políticas de contratação no sentido de poder atrair o melhor talento.
O passo seguinte passará por construir uma cultura organizacional global, remota e colaborativa. Por último, em caso de necessidade, poderão envolver especialistas externos para garantir o sucesso da execução da estratégia, já que nem todas as organizações estão equipadas com os recursos, os processos e as tecnologias necessárias para gerir um programa de atracção de talento global, que seja flexível e escalável.O estudo “Future of Work series: Reimagining Workforce and Workplace Mechanics: Where Will Work Be Done” teve por base os dados de um inquérito a 200 gestores seniores de Recursos Humanos em várias geografias, sectores e dimensões organizacionais.