Tem dificuldade em fazer o match perfeito entre vaga e candidatos? Faça estas perguntas

Encontrar talento e distinção entre as milhares de candidaturas que recebe pode ser uma tarefa difícil. Por isso, convém intercalar perguntas formatadas e óbvias com outras inesperadas, para aferir os valores, aspirações, pontos fortes e fracos dos candidatos.

 

As perguntas mais comuns podem ser obstáculos ao processo de contratação de colaboradores adequados à empresa. A garantia é da performance strategist Laura Garnett, num artigo que assina no “Inc.”. Com isso em mente, Garnett elaborou quatro perguntas que deve começar a fazer imediatamente durante as entrevistas de emprego, para descobrir o melhor e mais adequado talento para a vaga em aberto e fazer grandes contratações em 2020.

Tome nota:

1. Para que género de problemas tende a apresentar uma melhor resposta?
É natural querer saber como o seu futuro colaborador reage em situações específicas, nomeadamente naquelas de maior stress. Ao fazer esta pergunta, saberá o que mantém o candidato intelectualmente desafiado e se é o match ideal para a organização.

 

2. O que lhe proporciona realização?
A resposta para laços duradouros entre empresas e colaboradores é a motivação permanente. Nesse sentido, deve analisar quer os benefícios mais valorizados pelos candidatos (trabalho remoto, dias de férias extra, subsídio de alimentação, carro, etcétera) como o impacto que pretendem causar no mundo e se essa missão está em linha com a da empresa.

 

3. Este cargo ajusta-se a si e ao que precisa para estar comprometido?
Tente perceber o que esperam da empresa. O candidato deve ser capaz de responder a esta pergunta de forma entusiástica e detalhada. Caso contrário, muito provavelmente, não é a pessoa certa.

 

4. Quais são os seus valores e o tipo de cultura em que melhor se enquadra?
Desta forma, poderá não só aferir o comportamento do candidato em ambiente laboral como perceber se ele fez o trabalho de casa e pesquisou sobre a história da empresa.

Ler Mais