Tem falta de confiança nas entrevistas de emprego? Aprenda a fazer da linguagem corporal uma aliada

As expressões faciais, os movimentos e até aquilo que não dizemos podem transmitir muito mais do que as palavras. E isso é extremamente importante numa entrevista de emprego. Seja pessoalmente ou por vídeo, a linguagem corporal pode aumentar ou diminuir suas hipóteses de conseguir o emprego que pretende.

 

A Forbes partilhou técnicas que vão ajudá-lo a mostrar confiança durante a entrevista e conseguir o emprego a que se candidata.

 

1. Não se mostre inquieto
Movimentos nervosos durante uma entrevista podem ser distracções, até mesmo em chamadas de vídeo. Evite mexer nas mãos, enrolar o cabelo ou balançar a perna. Mesmo que a sua perna não seja visível na câmara, o resto do seu corpo mexe-se e isso distrai o entrevistador.

Evite tocar na sua cara, porque os candidatos que fazem isso com frequência podem ser considerados desonestos e indignos de confiança. Da mesma forma que mexer na cabeça ou o pescoço pode fazê-lo parecer desinteressado. Outro hábito que deve ser evitado é mexer no telemóvel.

 

2. Mantenha contacto visual
Um grande erro que as pessoas cometem em relação ao vídeo é olhar para si próprias durante a entrevista. Em vez disso, faça um esforço para olhar para a câmara, isso vai fazer uma grande diferença na forma como estabelece ligação com o entrevistador.

Se estiver cara a cara, aplica-se a mesma regra. Uma quantidade adequada de contacto visual mostra boas maneiras e faz os candidatos parecerem agradáveis.

 

3. Sorria, mas não muito
Um estudo conduzido pelo departamento de psicologia da Universidade de Northeastern descobriu que sorrir pode ter um efeito negativo para os candidatos durante as entrevistas de emprego. É particularmente prejudicial para cargos em áreas consideradas mais sérias.

Sorrir não é desvantajoso para candidatos a cargos considerados mais sociais, como da área de vendas. Isto não quer dizer que os candidatos não devam sorrir, é apropriado sorrir no início e no fim da entrevista. Mas, se sorrir o tempo todo, pode parecer menos competente.

 

4. Pratique a escuta activa
A escuta activa (técnica de comunicação que implica que, num diálogo, o ouvinte comece por interpretar e compreender a mensagem que recebe) é uma componente crucial para uma entrevista bem-sucedida seja virtualmente ou pessoalmente.

Ouça atentamente o tom de voz do seu entrevistador e repare nas expressões faciais e linguagem corporal. Durante a conversa, mantenha-se concentrado. Uma importante técnica de escuta activa é usar dicas não-verbais para mostrar compreensão, como acenar com a cabeça, fazer contacto visual e inclinar-se para a frente. Considere também utilizar afirmações na conversa, como “entendo”, “eu sei” e “eu conheço”. Outro aspecto essencial é ter um senso de empatia pela outra pessoa. Demonstre preocupação com o entrevistador e faça perguntas específicas para esclarecimento.

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