Tem uma função comercial? Saiba quais as competências essenciais para vender (e vencer) no mercado de trabalho em 2021

A crise causada pela COVID-19 provocou mudanças, evidenciando a necessidade de os vendedores saberem comunicar de forma personalizada, sendo flexíveis e adaptando-se às mudanças impostas pela digitalização acelerada.

Para melhorar o desempenho nas áreas de vendas e atendimento, identificamos algumas competências fundamentais:

  • Competência Comportamental
    As habilidades comportamentais tornaram-se muito evidentes à medida em que cresce a humanização das empresas e dos processos. Nos dias de hoje, é necessário que os vendedores saibam equilibrar diversos e diferentes comportamentos de forma a encarar imprevistos e dificuldades.
  • Empatia
    Empatia também é uma característica fundamental.  As pessoas não compram produtos e serviços, elas compram melhorias para as suas vidas e compreender isso é essencial.
  • Alfabetização Digital
    Independentemente do nível hierárquico ou da área de actuação, todos os profissional devem ter um conhecimento actualizado e constante sobre as soluções tecnológicas que auxiliam na personalização do atendimento e relacionamento.
  • Autoconhecimento
    O autoconhecimento é a ferramenta chave para entender as suas características e qualidades e identificar quais as necessidades que precisam de ser desenvolvidas para obter o resultado pretendido.