
Tendências e desafios de Recursos Humanos na Hoteleria para 2025
Por Jaime Morais Sarmento, vice-presidente Senior de Recursos Humanos Highgate Portugal
O sector hoteleiro continua a enfrentar um dos seus desafios mais persistentes: a baixa atractividade das funções operacionais. Esta realidade, que já se verifica há alguns anos, reflecte-se na dificuldade de captar e reter talento para as áreas operacionais essenciais ao funcionamento da hotelaria. O caminho mais evidente para mitigar este desafio tem sido o recrutamento de talento que chega a Portugal do estrangeiro, com o mesmo espírito com que o nosso talento procura oportunidades no estrangeiro.
Num estudo realizado já em 2023, junto de finalistas de universidades em Portugal, é saliente esta preocupação. Quando questionados sobre as indústrias de maior interesse para desenvolverem as suas carreiras, a indústria hoteleira nem aparece identificada. A meu ver, este dado evidencia uma percepção menos positiva do sector, imagem que se foi desenvolvendo ao longo dos anos, não apenas em Portugal, e que se torna ainda mais evidente com a entrada no mercado de trabalho da GenZ.
Esta nova geração, assim como a anterior, tem uma abordagem distinta à sua vida profissional, onde o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é um valor fundamental. A hotelaria, na lógica como se foi desenvolvendo ao longo dos anos, não se preparou para esta realidade e procura a curto prazo seleccionar o desafio atraindo profissionais, mantendo todos os seus processos de execução.
A nova geração, as limitações de recursos bem como o desenvolvimento digital, vão forçar a indústria a olhar para os seus processos de entrega, simplificando-os. A tendência será o ajustamento desses processos simplificados, à forma de trabalhar, com a multifuncionalidade a ir tornando-se uma realidade e a abertura para que determinadas funções abracem um modelo híbrido de execução, permitindo a profissionais encontrarem o tal equilíbrio desejado dos seus momentos profissionais nas suas vidas.
Esta adaptação permitirá alinhar as expectativas dos novos profissionais com as exigências do sector, promovendo uma relação mais sustentável e equilibrada entre talento e hotelaria.