
Trabalha à noite? Então, saiba quais são os efeitos para a saúde e previna-se
Os trabalhadores nocturnos são aqueles que trabalham entre as 22h00 de um dia e as 05h00 do outro, no caso de actividades urbanas; e entre 20h00 e 04h00 no caso de actividades rurais. Assim, estima-se que sejam milhões em todo o mundo.
Mas trabalhar à noite pode trazer uma série de riscos para o organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o trabalho noturno rompe o ritmo circadiano, o intervalo de 24 horas em que se baseia o ciclo biológico do ser humano, avança o site Vitat.
Segundo a médica de clínica geral Patrícia Costa, do Hospital Anchieta de Brasília, o trabalho nocturno é antifisiológico, leva à privação do sono e pode trazer problemas à saúde. «Uma pessoa que trabalha à noite pode ter tanto a sua saúde física como mental prejudicada, o que ocorre devido à alteração do ciclo circadiano», explica.
Um dos grandes problemas relacionados com o trabalho noturno é o sono. «Quando dormimos, são libertadas várias hormonas como a serotonina, hormonas da saciedade e anti-stress. Assim, o sono prejudicado altera a memória, causa ansiedade, reduz a capacidade lógica e raciocínio, há maior probabilidade de depressão, doenças cardiovasculares, diabetes, imunidade baixa, ganho de peso, fadiga, cansaço, cancro e envelhecimento precoce. Além disso, vários estudos mostram que pessoas que trabalham à noite envelhecem seis anos a mais do que quem trabalha de dia», afirma a médica.
Como reduzir os riscos?
Mas, e quando não existe outra alternativa e é preciso trabalhar à noite?
Nesse caso, a médica aconselha que sejam tomados alguns cuidados, como manter um descanso de qualidade, dormir de dia e compensar o sono perdido. «Para isso, é necessário um ambiente semelhante ao noturno, temperatura abaixo do ambiente, lugar escuro e sem ruídos», aconselha. Desta maneira, caso a pessoa tenha dificuldade para dormir, pode usar chás relaxantes, principalmente se o trabalho nocturno acontece todos os dias.
«Mas, se não trabalha todos os dias no período nocturno, tente dormir pela manhã quando chega e à tarde, no dia em que for trabalhar, duranter cerca de três horas. Contudo, se tem um horário de descanso no seu trabalho, tente dormir, isso vai ajudar muito».
Confira dicas para dormir melhor:
- Tome um banho antes de dormir e faça uma alimentação leve;
- Pratique actividade física;
- Alimente-se de forma saudável;
- Mantenha-se hidratado;
- Faça acompanhamento médico para avaliar a sua saúde física e mental.