Trabalho remoto está a diminuir. Mas será que a tendência vai desaparecer?

Um novo estudo do Pew Research Center mostrou que 35% dos colaboradores dos Estados Unidos trabalham remotamente. Embora esta taxa já tenha sido mais alta (43% em Janeiro de 2022 e 55% em Outubro de 2020), a percentagem ainda é muito superior aos 7% que trabalhavam remotamente antes da pandemia.

 

«Parece ter havido uma mudança que pode ser permanente na forma como as pessoas vêem o local de trabalho. Um terço de trabalhadores remotos é uma parcela considerável», diz Juliana Horowitz, directora de tendências sociais e demográficas do Pew Research Center.

O estudo revela ainda que os colaboradores que disseram trabalhar às vezes ou a maior parte do tempo em casa (em regime híbrido) cresceu de 35% em Janeiro de 2022 para 41% em Fevereiro de 2023.

Já a taxa de colaboradores cujos trabalhos podem ser feitos remotamente e que raramente ou nunca trabalham de casa cresceu apenas de 11% para 12%.

O mesmo estudo mostra que, de 2019 até o início de 2023, o número de vagas que permitem que os colaboradores trabalhem remotamente pelo menos em alguns dias da semana cresceu mais do que três vezes nos Estados Unidos, embora as especificidades variem por cidade e região.

Ler Mais