
Transformação e inovação: O papel da gestão de pessoas na era da IA
A área de Recursos Humanos será convidada a guiar as organizações no processo de mudança e a redefinir as relações de trabalho entre o talento e os empregadores, enquanto recorre à digitalização para melhorar a qualidade e a rapidez dos processos de tomada de decisão.
Por Carla Gomes, HR manager na Bosch
Na minha já longa experiência profissional, a palavra mudança sempre ocupou um lugar central. Pessoal e profissionalmente procurei que todas as mudanças da minha vida resultassem em crescimento. No meu caminho profissional, orgulho-me particularmente de trabalhar numa empresa cujo ADN integra a mudança como factor primordial de desenvolvimento e crescimento, tanto da organização, como dos seus colaboradores. Talvez esta possa ser a pergunta de partida: poderá uma pessoa, uma equipa, uma empresa desenvolver-se sem mudar? E se a mudança é um processo tão primordial, porque será que nos tempos actuais se fala tanto sobre ela?
Para mim, a diferença está na rapidez com que estas mudanças se operam e na flexibilidade que nos é exigida para assimilar todas as alterações que daqui decorrem. A informação tornou-se mais acessível e a disseminação dos dados muito mais rápida. Numa altura em que a inteligência artificial (IA) está a ser utilizada em vários segmentos sociais de forma inovadora e os assistentes virtuais (AV) invadem as nossas vidas, as equipas de Recursos Humanos (RH) não escapam a este pedido urgente de actualização e crescimento.
No futuro, e o futuro é já ali, esperamos contactar com uma Era Digital-Humana, onde pressupostos do trabalho digital e virtual, avanços na IA, acções de bem-estar e modelos de “window working” no trabalho imperarão. Os RH serão convidados a guiar as organizações neste processo de mudança e a redefinirem as relações de trabalho entre o talento e os empregadores, enquanto recorrem de forma constante à digitalização para melhorar a qualidade e a rapidez dos processos de tomada de decisão.
Uma pesquisa do Linkedin mostra que, nos Estados Unidos, aproximadamente 68% das funções que mais crescem não existiam há 20 anos. Na verdade, as competências necessárias para o desenvolvimento destas funções poderão mudar em 68% até 2030, maioritariamente devido à inteligência artificial.
Esta mudança tectónica requer um repensar estratégico dos papéis, das competências e dos processos, pedindo aos RH para considerarem como é que estas transformações contribuem para uma remodelação das organizações, do espaço de trabalho e da gestão das pessoas. Muito para além da actualização dos processos e do recurso a novas ferramentas baseadas na IA, os RH terão de se focar em desenvolver um mindset de inovação e agilidade para retirar plena vantagem destes avanços tecnológicos.
A literacia e agilidade digital, a necessidade de lidar com a complexidade, a “guerra” pelo talento, a procura e exigência constante por bem-estar, e o foco na negociação são exigências que vêm acopladas a esta nova Era.
É neste contexto que muitos colaboradores começam a manifestar preocupações com a possibilidade de as suas funções se tornarem obsoletas por causa da adopção da IA. Muito mais do que recear o futuro, os colaboradores devem ser encorajados a experimentar a IA e a participar em formações que permitam a actualização de conhecimentos nesta área. Comunicar de forma transparente as vantagens destas novas formas de trabalhar, com uma compreensão plena do seu contributo para a produtividade, pode permitir um melhor entendimento dos seus novos papéis nas organizações. Esta mudança dará espaço para uma maior proximidade, humanização e criatividade, enquanto elimina tarefas rotineiras.
Num mundo que vive em constante ansiedade, abrir espaço para a mudança e a necessidade de adaptação e de aprendizagem de novas competências pode ser a chave para o futuro, sem nunca esquecer a necessidade de cultivar as competências interpessoais, e incentivar a inovação e a criatividade.
Este artigo foi publicado na edição de Março (nº. 171) da Human Resources, nas bancas.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.