Três lições que os líderes podem aprender com os treinadores

Os treinadores são verdadeiros gestores de negócios. Definem os objectivos a serem atingidos pela equipa e traçam o planeamento e as acções para chegar lá. A pensar nisto, o blog runrun.it partilhou cinco lições de liderança que os treinadores podem transmitir aos líderes das empresas.

 

1. Gestão de pessoas em prol dos resultados
Para a sua equipa conquistar vitórias e títulos, é necessário contar com jogadores talentosos e um grupo unido. Um bom treinador precisa, antes de tudo, analisar os pontos fracos e fortes da equipa para fazer as contratações necessárias para fortalecer o grupo. Em um segundo lugar, é importante conhecer a equipa que tem em mãos e saber o potencial dos seus jogadores para motivá-los, desenvolver suas competências e extrair o melhor deles.

Da mesma forma acontece nos negócios, já que os gestores têm que guiar as pessoas para conseguir melhorar os resultados da empresa. Além disso, também precisam de contratar os colaboradores com as competências necessárias para realizar as funções determinadas na sua estrutura organizacional.

 

2. Como lidar com egos e conflitos
O treinador precisa de ser um bom gestor de balneário como se diz na linguagem do futebol. Uma vez que lidam com jogadores conhecidos, com bons salários, o que acaba po gerar conflitos de egos.

Uma das lições de liderança no futebol é sobre lidar com essas questões. Nas organizações, os líderes também precisam de gerir conflitos. Afinal, há o risco de situações desagradáveis. Mas aqui é fundamental entrar o papel dos gestores para evitar que o clima tenso se propague e afete todo o ambiente de trabalho.

3. Planeamento e estratégia
Este é um ponto crucial para uma equipa desportiva. O treinador, primeiro, deve implementar a sua filosofia de jogo para, depois, planear todos os passos dos treinos até as partidas. Com isso, encontrar a melhor formação e encaixar os jogadores nas posições ideais para cumprir suas funções táticas em campo.

A situação nas empresas segue essas mesmas lições de liderança no futebol e requer que os gestores adotpem as metodologias para, então, definir os processos e organizar o fluxo de trabalho. Ao criar essa estrutura, fica mais fácil construir as estratégias para o seu negócio, como melhorar o atendimento ao cliente, ou aumentar as vendas.

Ler Mais