Um tema “velho”, mais importante do que nunca
Formação, mas muito mais do que isso: reskilling e upskilling constante, porque a mudança se está a fazer a uma velocidade sem precedentes e aquilo que são as necessidades do mercado hoje, pode não corresponder às de amanhã. Por outro lado, é uma “arma” contra a escassez de talento
Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho
Na maioria das profissões – «e nos gestores menos ainda», ouviu-se à mesa – não existe o sentido de urgência da aprendizagem constante ao longo da vida, como existe nos médicos, que sabem que é uma condição essencial para continuarem a desempenhar bem a sua função. A curiosidade para aprender é identificada como uma das competências mais relevantes para o futuro, mas parece ainda não estar transversalmente interiorizada. «É preciso criar um mindset de aprendizagem contínua, em todas as estruturas, e da base até ao topo, mas não é fácil», reconhece-se.
A requalificação é igualmente crítica para as empresas, não só para responderem à escassez de talento, mas também para ficarem «menos reféns e menos dependentes» dos profissionais que entram, com menor “lealdade” à empresa e «muitas vezes prepotentes, não dando sequer o melhor de si». A lei da oferta e da procura faz com que hoje, e em determinadas funções, o poder esteja do lado dos candidatos, verificando-se um “reverse CV” – são os candidatos que perguntam o que a organização tem para oferecer.
Não obstante, uns porque não querem, outros porque não conseguem, nem todos os profissionais serão reconvertíveis, o que faz com que os líderes tenham de ter esta gestão ambidextra, percebendo o potencial dos seus colaboradores, promovendo a requalificação de uns e deixando sair outros.
A convite do conselheiro Gonçalo Rebelo de Almeida, o almoço do Conselho Editorial da Human Resources voltou a realizar- se no Vila Galé Ópera, em Lisboa, contando com a presença de: Diogo Alarcão (gestor), Maria João Martins (My Change), Pedro Fontes Falcão (ISCTE Executive Education), Pedro Rocha e Silva (Neves de Almeida HR Consulting), Sara Silva (L’Oréal), Sofia Castro (Sonae MC), Teresa Cópio (Dom Pedro Hotels), Tiago Brandão (The Browers Company) e Vanda de Jesus (Portugal Digital).
Artigo publicado na Revista Human Resources n.º 133, de Janeiro de 2022