Um terço dos docentes que asseguram formação inicial de professores tem perfi académico desajustado

O EDULOG, iniciativa da Fundação Belmiro de Azevedo, divulga hoje o estudo “Perfil académico e profissional de professores do ensino superior que asseguram a Formação Inicial de Professores”.

 

O objectivo é dar a conhecer as características académicas e profissionais que traçam o perfil dos docentes que asseguram a formação inicial de professores dos ensinos básicos e secundário em Portugal.

Foram analisados todos os cursos que asseguram a Formação Inicial de Professores, de instituições públicas e privadas, acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

«Os resultados obtidos da análise dos 148 cursos existentes demonstram que, no que diz respeito ao perfil académico, profissional e de investigação, a maioria dos docentes que asseguram a formação inicial dos futuros professores possuem doutoramento e têm formação académica ajustada às unidades curriculares que leccionam», refere o estudo, acrescentando que «um terço não tem formação no ramo educacional e os perfis académicos estão desajustados à natureza de algumas componentes de formação».

Neste contexto, o estudo alerta para o facto de que, sendo a Formação Inicial de Professores tão importante, sejam predominantemente os professores em início de carreira que asseguram estes cursos, sendo em número reduzido aqueles que têm experiência de leccionação nos ensinos básicos e secundário.

A par disso, e apesar das indicações legais para a progressão de carreira, muitas das instituições de ensino superior que fazem parte da análise do estudo não têm aberto concursos para tal, o que pode significar um indicador das dificuldades financeiras vividas neste sector.

No que diz respeito às actividades de investigação, o estudo do EDULOG mostra que a maioria dos docentes tem ligação a Centros de Investigação, «ainda que não seja feita referência ao tipo de pertença nem à participação em projectos».

«Todavia», refere o estudo, «o volume de publicações de artigos por parte destes docentes é, regra geral, baixo».

Tendo por base os resultados do estudo, o EDULOG adverte que «para que possa existir uma classe de docentes bem formada e com competências direccionadas para o ensino nos primeiros anos de escolaridade, 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, é importante que exista uma correcta Formação Inicial de Professores».

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