Um terço dos profissionais de engenharia quer mudar de emprego. Saiba porquê

De acordo com um estudo da Robert Walters, consultora de recrutamento e selecção, 33.33% dos profissionais de engenharia estão actualmente empregados, porém procuram um novo emprego em 2023, enquanto 10% planeiam uma mudança na carreira apenas nos próximos 9-12 meses.

 

Entre os principais motivos para essa mudança estão: a progressão de carreira (72%); liderança fraca (50%); aumento salarial (45%); desejo de um novo desafio (22%); cultura corporativa fraca (25%).

O estudo mostra que, apesar da vontade de mudar de emprego e começar o ano com uma nova oportunidade, 44.74% dos profissionais sentem-se confiantes com as oportunidades do mercado para o seu sector e não estão com medo de dar uma nova direcção à suas carreiras.

Dado o actual ambiente económico e o mercado de trabalho concorrencial, muitos trabalhadores de vários sectores irão beneficiar de melhores pacotes salariais nos próximos meses.

Devido às preocupações de um número recorde de trabalhadores que abandonam os empregos por melhores oportunidades, muitos empregadores estão também a concentrar-se em formas adicionais de ajudar os trabalhadores, para além de um aumento salarial único, incluindo bónus, revisão dos salários dos trabalhadores com mais frequência e benefícios adicionais, como remuneração flexível, planos de pensões, seguros de saúde e, naturalmente, trabalho híbrido.

O mesmo estudo revela ainda que 33% dos profissionais inquiridos afirmam estar à espera de um aumento salarial este ano e 28% também esperam receber um bónus, enquanto 10% já tiveram confirmação de que não o vão receber.

Considerando o aumento do custo de vida e a possível alta da inflação, 20.51% dos inquiridos afirmaram que, caso não recebam o aumento salarial que esperam, estarão prontos para procurar uma nova oportunidade de trabalho.

Ler Mais