Uma mão cheia de profissões para apostar em 2021 e nos anos seguintes
As profissões mais seguras para 2021 e as mais promissoras para o futuro são aquelas que têm crescido em importância e estabilidade, sobretudo depois de uma pandemia que acabou com muitos empregos e transformou totalmente outros. A chegada da digitalização e de novas formas de relações humanas parecem ter chegado para ficar.
TI
Profissionais do sector da tecnologia da informação estão numa crescente de valorização já há alguns anos. Faltam pessoas especializadas em áreas como desenvolvimento, o que gera uma disputa entre as empresas pelos melhores colaboradores.
A pandemia acelerou os processos de transformação digital de várias empresas e fez avançar projetos voltados para segurança da informação. Assim, cargos mais tradicionais em tecnologia, como sistemas, rede e infraestrutura, continuam em alta e devem ter salários mais elevados nos próximos tempos.
Dados
Poderíamos considerar como parte de TI, mas as profissões ligadas a dados estão a crescer tanto em importância e oportunidades que já são uma categoria própria. Todas as empresas trabalham com dados e informações que precisam de ser agrupadas, analisadas e transformadas em material estratégico para suas actividades.
Bons profissionais que sejam especialistas em organizar, tratar, analisar dados e propor estratégias baseadas neles têm emprego garantido.
Recursos humanos
O turbilhão de 2020/2021 mudou para sempre a maneira como se encara os recursos humanos em todo o mundo. O trabalho remoto, a preocupação com a produtividade e a saúde mental, as equipas mais fortes, tudo representa um novo desafio para os profissionais da área.
Por isso esta é uma das profissões mais promissoras para 2021, enquanto as mudanças aí e o mercado continua agitado. As empresas procuram profissionais com perfis mais generalistas, que sejam capazes de lidar com diferentes áreas e conheçam as novas tecnologias de gestão de equipss e produção.
Gestão de resíduos
Mesmo em tempos de pandemia, o mundo nunca produziu tanto lixo. Ao mesmo tempo, grandes fundos de investimento apostam em empresas que tratam do meio ambiente, enquanto as próprias legislações deverão adaptar-se a isso. Há dinheiro e há procura por profissionais que saibam lidar com resíduos sólidos. Desde gestores ambientais até engenheiros, passando por químicos, técnicos em processos ambientais e em saneamento ambiental.
Logística
O isolamento ensinou a muitas empresas que a logística é fundamental. O aumento das compras online e a previsão de que indústrias inteiras vão investir muito em estruturas de logística mais inteligentes a partir de agora fizeram a área ganhar novo fôlego.
A qualidade e a confiabilidade na entrega dos produtos passou a ser ainda mais importante para os consumidores, tornando-se num diferencial competitivo. O profissional de logística responde pela inteligência operacional e processual de uma empresa, tratando de áreas e etapas como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega
Saúde
Os profissionais de saúde continuam na linha de frente no combate ao coronavírus e assim deve permanecer, mesmo com as vacinas. O setor vai precisar cada vez mais de pessoas de diversos níveis e áreas. Não apenas médicos e enfermeiros, mas também pessoas para a administração, comunicação, etc.