Vai ter uma entrevista de emprego? São estas as oito qualidades que deve mencionar (se não as tiver, desenvolva-as)

Se fazem parte do seu perfil características como a inteligência emocional, a integridade, a capacidade de resolução de problemas complexos ou a empatia, estas devem ser enaltecidas numa entrevista de emprego. O Economias fez uma lista com oito sugestões de qualidades a mencionar numa entrevista de emprego.

Aqui ficam elas:

1. Integridade
Uma qualidade essencial. Qualquer potencial empregador pretende contratar um colaborador honesto, transparente, íntegro. Além disso, mostre credibilidade sendo consistente ao longo da entrevista e fundamente, o mais possível, as suas afirmações dando exemplos de situações que comprovam o que afirma.

2. Resiliência
Ser persistente e determinado na resolução de problemas, ou na conclusão de um projecto, apesar dos obstáculos, é demonstrativo de resiliência. Nos dias de hoje, em contextos de trabalho altamente mutáveis e desafiadores, a resiliência apresenta-se como uma das características particularmente apreciadas.

A resiliência está relacionada, também, com a flexibilidade e capacidade de adaptação a contextos adversos e/ou de mudança.

Demonstre a sua capacidade de persistência e adaptação com exemplos de situações específicas onde as pôs em prática. Ao fundamentar mostra-se credível.

3. Ser positivo
Deve mostrar-se animado e positivo quanto à potencial nova função e ao seu futuro. Quanto a experiências anteriores pode referir o que o fez sair, algo que podia não o estar a preencher totalmente enquanto profissional, mas nunca reclame de anteriores empregadores ou empresas.

Se o fizer na entrevista, o recrutador vai perceber que, no futuro, a empresa a que se candidata agora poderá ser alvo do mesmo tipo de comentários. Isso será um ponto bastante negativo na sua entrevista.

Mostre-se optimista e, acima de tudo, confiante de que é a pessoa certa para trazer valor acrescentado àquela equipa / empresa.

 

4. Boa comunicação
Esta é a primeira oportunidade para deixar uma boa impressão. Ser um bom comunicador é uma qualidade valorizada em qualquer função.

Por isso, seja claro e objectivo quando fala de si, fale olhos nos olhos de forma convicta, transmitindo confiança e credibilidade. Saiba ser, também, um bom ouvinte.

E, atenção à linguagem corporal que vai “falando por si”, ao longo da entrevista. Se a entrevista é presencial, passos confiantes quando entra na sala e um aperto de mão firme, fazem parte da linguagem corporal e causam uma primeira boa impressão.

Depois, seja cordial, esboce um sorriso fácil, seja formal sem parecer que está num colete de forças e mostre uma postura activa na cadeira (sente-se com os antebraços apoiados na mesa, não se recline).

 

5. Empatia
Fomente a empatia com o entrevistador desde o primeiro momento. A empatia é fundamental em todas as funções e em qualquer ambiente de trabalho, sendo uma das soft skills mais valorizadas.

Não use tom familiar, mas use um tom cordial, amigável, sempre com um sorriso. Mostre-se em sintonia com o entrevistador e evite temas como religião ou política.

Deixe transparecer um interesse verdadeiro pela função e esteja com uma postura formal, mas descontraída, participando de forma amigável nos temas que surjam de “quebra gelo”.

Após a entrevista, envie um email formal de agradecimento. Esta será também uma forma de manter o diálogo após a entrevista.

6. Espírito de equipa
Ser um team player é, quase sempre, uma característica fundamental. Hoje em dia dificilmente alguém irá trabalhar isolado, havendo contacto permanente não só com a equipa direta, como com várias equipas em diferentes níveis da hierarquia.

O espírito de equipa é importante não só para os seus pares, mas também para quando está ao comando. O líder é aquele que sabe comandar, e não mandar, e isso pressupõe que saiba colocar-se no lugar do outro e trabalhar por um objectivo conjunto.

Além de tudo o mais, o espírito de equipa promove sempre um ambiente saudável de trabalho. Demonstre que o tem, com exemplos de tarefas realizadas com sucesso.

7. Humildade
A humildade na medida certa é positiva. Ou, dito de outra forma, um marketing pessoal bem doseado é perfeito. Isto quer dizer que não se deve inibir de referir as suas conquistas, mas deve fazê-lo não parecendo arrogante ou exibicionista.

Faça-o de forma natural, com alguma humildade, mas não deixando de “passar a mensagem”. Falsas modéstias não o vão ajudar num ambiente extremamente concorrencial, como é o do mercado de trabalho.

8. Lealdade e cultura de organização
Ser leal e “vestir a camisola” da organização são características valorizadas pelo empregador. Afinal será um potencial novo elemento da organização e integrar-se o melhor possível é vantajoso para todos. Mostre que fez a sua pesquisa sobre a organização e que se identifica com os seus valores e a sua cultura.

Mostre como será leal a essa cultura, identificando tudo aquilo com que se identifica. São os primeiros passos da “lealdade à camisola” e do orgulho em vesti-la.

Demonstre com situações da sua experiência profissional, em como manter-se leal teve um impacto positivo na sua anterior empresa.

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