
Youtubers e influencers estão a contratar. Gostava de trabalhar para um? São estas as funções mais requisitadas
Se o seu sonho de se tornar uma estrela do YouTube não correu como planeado, podia experimentar trabalhar para uma, noticia o Business Insider. Mais criadores do YouTube e outros influencers das redes sociais estão a contratar para as equipas de produção que os ajudam a criar conteúdo e a gerir o negócio.
O CEO do YTJobs – The YouTube Creators Job Board, Sina Sahami, disse que as oportunidades de emprego para criadores de conteúdos registaram um aumento de 33% no quarto trimestre, em comparação com o ano anterior.
O aumento das contratações deve-se à melhoria da qualidade da produção com personagens e histórias reconhecíveis, disse Lydia DeCoud, agente digital da CAA.
O Business Insider conversou com gestores de talentos, agentes e outros profissionais de equipas de influenciadores que partilharam alguns dos empregos mais procurados na área.
As respostas variaram entre funções que exigem experiência mínima, como assistente pessoal, até cargos de nível superior, como editor gráfico.
Por exemplo, o criador de short videos Alan Chikin Chow abriu o seu próprio estúdio de produção no ano passado, na mesma rua dos estúdios de Hollywood. A sua equipa publicou recentemente uma vaga full-time para vlogger de bastidores para captar momentos no set entre a equipa.
O criador com mais subscritores no YouTube, Jimmy Donaldson, mais conhecido por MrBeast pelos seus 371 milhões de subscritores, tem dezenas de vagas de emprego disponíveis. A sua equipa está a contratar para funções que vão desde estratega de marca e director de parcerias estratégicas até especialista em TikTok.
O YTJobs analisou listas de empregos e as funções mais procuradas para os criadores de conteúdos no quarto trimestre foram:
- Editor de vídeo (61% do total de vagas)
- Designer de thumbnail (12%)
- Argumentista (12%)
As funções que mais cresceram ano após ano foram:
- Estratega do YouTube (crescimento de 120% nas vagas de emprego)
- Argumentista (crescimento de 42%)
- Designer de thumbnail (crescimento de 39%)
Vários gestores de talentos, agentes e outros profissionais disseram que os criadores procuram frequentemente assistentes pessoais e executivos para ajudar em tarefas como desempacotar encomendas, criar conteúdos e reservar viagens. Também estão à procura de editores de vídeo, editores gráficos, coordenadores de talentos e gestores de redes sociais.
Alguns criadores estão a oferecer salários mais altos para funções importantes
Algumas agências de talentos também estão a contratar. Dan Weinstein, cofundador e co-CEO da Underscore Talent, disse que a sua equipa contratou recentemente vários profissionais especializados, incluindo um para ajudar a aconselhar e gerir negócios de paywall para criadores, outro para ajudar os clientes a navegar no marketing de afiliados e um outro especialista em podcasts.
No entanto, encontrar talentos com a experiência certa pode ser complicado. Para ajudar a resolver este problema, várias startups como a YTJobs, a Creator Economy Jobs e a Roster actuam como plataformas de emprego e recrutamento.
O YTJobs referiu que, com base em dados de anúncios de emprego recentes, alguns criadores também estão a oferecer salários mais elevados. Por exemplo, o salário médio para cargos de edição de vídeo a tempo inteiro aumentou 18% em termos homólogos no quarto trimestre, enquanto o salário para estrategas do YouTube a tempo inteiro aumentou 26%.