
COVID-19 coloca em risco de incumprimento quase 70% do tecido empresarial
A Iberinform tem acompanhado de forma directa o impacto gerado pela pandemia de COVID-19 nos diferentes sectores de actividade e na economia em geral. Neste contexto, a especialista em soluções de gestão e avaliação de risco e de informação de valor acrescentado sobre o tecido empresarial procedeu ao reajustamento dos modelos preditivos de avaliação e risco para adaptá-los às mudanças do actual cenário económico.
Os ajustes efectuados projectam o impacto de uma recessão na economia portuguesa e no comportamento dos negócios, tendo gerado mudanças nas avaliações em mais de 129 mil empresas. Segundo as estimativas da Iberinform, pelo menos 25% do tecido empresarial apresenta risco elevado de incumprimento e 44% risco médio. Apenas 31% da estrutura enfrenta o cenário actual com garantias e mantém valores que permitem considerar seu risco de crédito baixo.
Os sectores ligados ao Turismo (Restauração e Alojamento), aos Serviços de Lazer, ao Comércio extra Alimentação, Higiene e Saúde, Imobiliário e Construção são os principais sectores afectados pelo impacto económico da COVID-19 que registam 65% de empresas com alteração do nível de risco.
Os sectores ligados à cadeia de valor da Alimentação (Agricultura, Indústria alimentar, Comércio alimentar), da Saúde e da Higiene, são menos afectados, revelando que 80% mantiveram o nível de risco, tendo 43% mantido o seu nível de risco baixo.