Estudantes do IPS criam aplicações de apoio aos cuidadores de doentes de Alzheimer

Estudantes finalistas do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) desenvolveram, em conjunto com cuidadores informais, profissionais de saúde e da área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), três aplicações digitais para apoio a quem tem a seu cargo pessoas com doença de Alzheimer.

As soluções desenvolvidas, e que respondem as necessidades distintas, são o resultado de um curso de formação piloto em Portugal, realizado no âmbito do projeto Co-Care – Co-created ICT solutions for Alzheimer’s Informal Caregiving, financiado pelo programa europeu Erasmus+. Além do IPS, estão envolvidas outras instituições de ensino superior, associações de utilizadores e profissionais dos sectores social, da saúde e das tecnologias de Portugal, Espanha, Reino Unido e Bélgica, sob coordenação da Universidade de Vic (Espanha).

O curso piloto, que foi já avaliado pelos parceiros na segunda reunião transnacional do projeto, recentemente realizada em Setúbal, teve como intuito proporcionar conhecimentos e competências para a cocriação, com o envolvimento dos utilizadores, de soluções baseadas em evidência científica, colocando assim as tecnologias de informação ao serviço dos cuidadores informais de pessoas com doença de Alzheimer.

A formação envolveu 11 estudantes finalistas de licenciatura das áreas das Ciências da Saúde (nomeadamente Fisioterapia e Terapia da Fala) e da Engenharia Informática, além de seis docentes, 10 cuidadores informais, três profissionais de saúde e quatro profissionais ligados à área das TIC.

Ao longo de 15 semanas, foram criadas três equipas multidisciplinares, que desenvolveram as aplicações Care-Coach, Rent-a-Care e MediControl, alvo de uma avaliação muito positiva por parte do painel de avaliadores, dada a sua relevância e utilidade para o público-alvo.

 

 

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