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A Gestão de Pessoas precisa do Digital?
Quando se junta as palavras “digital”, ou “competências digitais”, com “Recursos Humanos” na mesma frase, parece que há algo que não bate certo. Esta área não tem tido grande apetência para desenvolver capacidades digitais. Pelo menos é esta a percepção que se tem quando se reflecte sobre o tema.
No entanto, e no mundo em pleno desenvolvimento tecnológico, importa perceber se esta situação faz sentido. Por isso, em primeiro lugar, é preciso perceber que competências digitais poderão ser necessárias e que serão benéficas para a Gestão de Pessoas.
A revista HR Magazine reuniu alguns responsáveis de Recursos Humanos para desenvolver este tema, e identificou problemas actuais, tendências que se podem verificar nos próximos tempos e exemplos práticos que ilustram o desenvolvimento necessário na Gestão de Pessoas:
– Os sistemas utilizados pelos Recursos Humanos estão, constantemente, a oferecer dados. Mas os dados, por si só, não são de grande interesse – o que realmente importa são os padrões que se retiram daí e, nesse aspecto, a área de Recursos Humanos é, historicamente, lenta a tratar esta informação;
– A Google já recruta especialistas na leitura de dados para os Recursos Humanos. Outro exemplo é a Bolsa de Valores de Londres, onde os candidatos são colocados perante testes de raciocínio numérico antes de se juntarem ao departamento de Recursos Humanos;
– Este tipo de competências podem originar várias oportunidades no mercado. Ou seja, um especialista em matemáticas ou economia tem uma grande probabilidade de enveredar pela banca ou serviços, sem nunca pensar na possibilidade de apostar na área dos Recursos Humanos;
– Em jeito de conclusão, os colaboradores nos departamentos de Gestão de Pessoas podem, e devem, adquirir competências tecnológicas, tal como todos os colaboradores de uma organização, para, num primeiro plano, conseguir simplificar processos.