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A escuta activa é fundamental na Gestão de Pessoas. Saiba porquê e como promovê-la
A escuta activa envolve demonstrações claras de interesse no que a outra pessoa tem para dizer, disposição para compreender o seu ponto de vista e um esforço para evitar que os julgamentos pessoais se sobreponham às ideias de quem está a falar.
Interagir, tirar dúvidas e demonstrar uma opinião contrária podem fazer parte da escuta activa. O ponto central da técnica não está no silêncio, ou na aceitação sem colocar dúvidas, mas no empenho para assimilar o que foi dito e no respeito em responder.
A escuta activa permite captar ideias e refletir sobre elas, favorecendo um processo de melhoria contínua na organização.
Benefícios da escuta activa:
- Melhorar o relacionamento no interior das equipas e entre elas;
- Garantir um fluxo de informação constante;
- Promover a cultura de inovação;
- Desenvolver uma comunicação eficaz;
- Reduzir os conflitos;
- Aumentar a confiança dos colaboradores nos líderes, e vice-versa.
Dicas para desenvolver a escuta activa
- Evite as distrações
- Faça perguntas abertas
- Treine a sua mente
- Implemente um Programa de Ideias
- Domine a comunicação não verbal
- Ofereça feedback
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