A escuta activa é fundamental na Gestão de Pessoas. Saiba porquê e como promovê-la

A escuta activa envolve demonstrações claras de interesse no que a outra pessoa tem para dizer, disposição para compreender o seu ponto de vista e um esforço para evitar que os julgamentos pessoais se sobreponham às ideias de quem está a falar.

 

Interagir, tirar dúvidas e demonstrar uma opinião contrária podem fazer parte da escuta activa. O ponto central da técnica não está no silêncio, ou na aceitação sem colocar dúvidas, mas no empenho para assimilar o que foi dito e no respeito em responder.

A escuta activa permite captar ideias e refletir sobre elas, favorecendo um processo de melhoria contínua na organização.

Benefícios da escuta activa:

  • Melhorar o relacionamento no interior das equipas e entre elas;
  • Garantir um fluxo de informação constante;
  • Promover a cultura de inovação;
  • Desenvolver uma comunicação eficaz;
  • Reduzir os conflitos;
  • Aumentar a confiança dos colaboradores nos líderes, e vice-versa.

Dicas para desenvolver a escuta activa

  • Evite as distrações
  • Faça perguntas abertas
  • Treine a sua mente
  • Implemente um Programa de Ideias
  • Domine a comunicação não verbal
  • Ofereça feedback
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