A Lua está a encolher. E os cientistas estão preocupados. Eis porquê

Um novo estudo mostra que a Lua está a encolher e, como resultado, os investigadores indicam que podemos esperar mais sismos na superfície do satélite natural da Terra, o que poderá vir a comprometer futuras missões espaciais, revelou o Notícias ao Minuto.

 

A publicação revela que foi detectada actividade sísmica numa área que havia sido sinalizada pela NASA como um local propício a uma futura missão. No entanto, devido a esta actividade sísmica, parece que a agência espacial norte-americana será obrigada a rever os planos.

Os investigadores acreditam que, como resultado desta actividade sísmica, o diâmetro da Lua já terá sido reduzido em cerca de 50 metros ao longo das últimas centenas de milhões de anos.

«A análise fornece as primeiras provas de que estas falhas ainda estão activas e a produzir sismos hoje em dia à medida que a Lua continua gradualmente a esfriar e a encolher», pode ler-se no estudo, indicando que, de acordo com a escala de Richter, estes sismos podem alcançar o nível 5.