A Mobilidade, a Liderança!

Ricardo Florêncio

Director da Revista HR Portugal

Editorial publicado na edição de Dezembro de 2015 da revista HR Portugal

 

O mundo está a mudar rapidamente!

Como referi na sessão de boas-vindas da XIX Conferência da Executive Digest, nunca a frase «O problema do nosso tempo é que o futuro não é o que costumava ser», de Paul Valéry, foi mais actual. Ou então, uma outra de Ésquilo: «Conhecerás o futuro quando ele chegar.» É assombroso, inquietante, mas acima de tudo desafiante, assistirmos a estas alterações com esta rapidez. As mudanças que vão ocorrer nos próximos tempos, e já não falo em anos, vão ser cada vez mais rápidas, por dois motivos: primeiro, porque o conhecimento é cumulativo.
Segundo, porque este conhecimento pode ser partilhado com custos bastante baixos, de forma muito rápida e em qualquer lugar, bastando haver acesso e ligação à internet. Este é o mundo digital, este é o nosso mundo de hoje. E o mercado de trabalho acompanha essas mudanças. Quer ao nível das pessoas e das capacidades e experiências que têm de ter, mas também ao nível do espaço físico onde trabalham. As palavras-chave são flexibilidade, mobilidade. E se já existiam pessoas que trabalhavam fora das suas empresas, hoje existem autênticos trabalhadores virtuais.
São realidades cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia. E são desafios fantásticos ao nível da Gestão de Pessoas. Como se gerem pessoas assim? E de que tipo de líderes e de liderança estão estas pessoas à espera? Entre outras, são estas as novas inquietudes para 2016, e voltaremos brevemente a estes temas.
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Vegetariano não chega. McDonald’s vai mais longe e lança opção vegan
Automonitor
Cybertruck: Tesla vai antecipar produção com versão mais cara