A sua organização tem a aprendizagem na agenda para 2024?

Colocar na agenda da organização a aprendizagem deve ser um objetivo para 2024! É preciso despertar a curiosidade e a aprendizagem organizacional. Sabemos que as competências que nos garantiram trabalho até aos dias de hoje não serão necessariamente as que nos vão continuar a garantir no futuro.

Por Catarina Quintela, director of Corporate Solutions na Porto Business School

Passou a ser assim em todos os negócios. Deixou de haver sectores, organizações, empresas e competências imunes a tornarem-se obsoletas. Ainda que, em alguns casos, as pessoas ainda não se tenham apercebido.

Senge (1990) define “Organizações Aprendentes” como “organizações onde as pessoas expandem continuamente a sua capacidade de criar os resultados que verdadeiramente desejam, onde padrões novos e expansivos de pensar são nutridos, onde a aspiração colectiva é libertada e onde as pessoas estão continuamente a aprender a ver o todo juntos” (p. 3). Ele define cinco disciplinas para o desenvolvimento das Organizações Aprendentes: “Pensamento Sistémico, Domínio Pessoal, Modelos Mentais, Visão Compartilhada e Aprendizagem em Grupo”.

O mesmo autor propõe que as pessoas coloquem de lado as velhas formas de pensar (Modelos Mentais), aprendendo a ser abertos aos outros (Domínio Pessoal), entendendo como a sua Organização realmente funciona (Pensamento Sistémico), formando um plano que com que todos podem concordar (Visão Partilhada), e, em seguida, trabalhando em conjunto para alcançar essa visão (Aprendizagem em Equipa).

Através destes conceitos, facilmente percebemos a importância da aprendizagem na flexibilidade das organizações e na capacidade de inovação. A capacidade de aprender mais rápido do que os concorrentes será um factor de vantagem competitiva, garantindo a sustentabilidade das organizações e dos negócios.

Não basta promover a aprendizagem, é preciso criar um ecossistema de aprendizagem em que esta passa a fazer parte integrante da estratégia de negócio e tal requer foco da gestão.

O papel dos líderes é fundamental em assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento das suas equipas, e em proporcionar oportunidades de aquisição de conhecimentos e competências às equipas. No dia-a-dia, os líderes delegam as tarefas em quem as realiza e as completa com sucesso, quando, por vezes, é possível delegar em quem mais pode tirar proveito da oportunidade de aprendizagem.

Como levar as pessoas a aprender?

Levar as pessoas a aprender passa por definir objectivos, dedicar tempo, pedir feedback, praticar e reflectir. Este último ponto torna-se particularmente relevante se considerarmos que aumenta a percepção de autoeficácia e diminui as barreiras à mudança.

Criar uma cultura de aprendizagem passa também por considerar que quanto mais as pessoas resistem a diferentes contextos e oportunidades, mais expostas devem ser a diferentes realidades. As oportunidades de aprendizagem formal representam uma pequena percentagem daquelas que um profissional precisa ao longo da sua carreira. As experiências e interacções quotidianas e em contextos fora do mundo corporativo fornecem a oportunidade de pensar de forma diferente, estabelecer novas pontes e pensar nos problemas colocando-os noutra perspectiva, alargando a visão túnel cada vez mais potenciada pelo contexto em que vivemos.

E então: já colocou a aprendizagem na sua agenda e na agenda da sua organização para 2024?

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