
Agarra no telemóvel, entra nas redes sociais e não consegue parar de fazer doomscrolling? Não vai acreditar nesta solução…
Acontece a todos. Uma rápida passagem pelo Instagram ou TikTok e, de repente, passaram duas horas. Toda a gente sabe que deve levantar-se e ir apanhar ar livre, ou como a Geração Z lhe chama, “ir tocar na relva” (“go and touch grass”), mas e se houvesse uma aplicação que fizesse exactamente isso?
Segundo o Indy100, já existe. O Touch Grass, uma solução inovadora que o obriga literalmente a sair e a tocar na relva.
Este tipo de desintoxicação digital é mais necessário do que nunca, uma vez que há cada vez mais “vítimas” do fenómeno do “doomscrolling”, isto é, o acto de fazer scroll indefinidamente no telemóvel, consumindo um fluxo de notícias e vídeos que muitas vezes tendem para o lado negativo. Infelizmente, este comportamento pode ter um impacto grave tanto na saúde mental como no bem-estar geral.
Uma pesquisa da Universidade Flinders, na Austrália, já havia destacado o quão prejudicial o doomscrolling pode ser, revelando que contribui para aumentar o stress, a ansiedade e até o desespero.
De acordo com o investigador Reza Shabahang, esta exposição constante a notícias negativas nas redes sociais pode até levar ao que se chama de “trauma vicário” — em que os indivíduos experienciam os efeitos psicológicos de eventos traumáticos que não experienciaram pessoalmente.
Dadas as crescentes preocupações sobre o impacto psicológico do vício das redes sociais e do doomscrolling, alguns procuraram formas criativas de quebrar o ciclo.
«Criei uma aplicação para me impedir de fazer doomscrolling tocando na relva», escreveu o programador da aplicação Rhys Kentish no X e alcançou 1,2 milhões de visualizações. No vídeo, Rhys demonstrou exactamente como funciona.
Assim que estiver ao ar livre e provar que tocou na relva através da aplicação da câmara, as aplicações no seu telemóvel serão desbloqueadas durante 15 minutos, 60 minutos, até ao pôr do sol ou durante o resto do dia.
A aplicação já despertou o interesse de milhares de utilizadores de redes sociais e, estará disponível brevemente na AppStore.