
Bel: 10 anos de certificação como Empresa Familiarmente Responsável
Por Emília Roseiro, directora de Recursos Humanos da Bel Portugal
Há 10 anos, a Bel foi pioneira em Portugal ao receber a Certificação EFR, um reconhecimento que hoje se traduz em 75 medidas concretas, 97% de satisfação dos colaboradores e a renovação do compromisso com a conciliação entre vida pessoal e profissional. Esta história é mais do que um selo – é a nossa essência como empresa que se rege pelos valores de ousar, cuidar e comprometer.
Acreditamos num impacto positivo para todos, a começar nos nossos colaboradores – a família Bel. Temos a ambição de ser a empresa que melhor acolhe e cuida, promovendo relações positivas onde todos pertencem. Alimentamos este compromisso com programas de bem-estar e apoio à família; promovemos o envolvimento com a comunidade e o desenvolvimento de competências que permitam que cada um se sinta realizado e parte de um propósito inspira todos. For All, for Good!
Como tudo começou: uma viagem de cuidado e compromisso
Há coisas importantes na vida que começaram sem sonharmos com a importância que virão a ter mais tarde. Foi assim neste caso!
Em 2013, foi criado um grupo de trabalho multidisciplinar voluntário para responder a situações de vulnerabilidade, principalmente no contexto fabril. Inicialmente, estabeleceram protocolos com padarias, talhos e farmácias, além de uma parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa para lidar com casos complexos que surgiam e uma empresa não tem meios para lidar. Essa iniciativa deu origem ao programa Bel + Feliz, que hoje tem robustez para múltiplas situações, disponibilizando apoio psicológico, psicossocial, jurídico e financeiro. Esse grupo começou a falar de uma Family Friendly Company até conhecerem a Certificação da Fundação Más Familia, auditada pela SGS.
Decidimos fazer o processo de certificação, com múltiplas aprendizagens para todos, sobretudo numa óptica de melhoria contínua, assegurados pelos ciclos anuais de revisão e avaliação.
O modelo de Certificação EFR: princípios e práticas
A Certificação EFR baseia-se em cinco pilares: Apoio à Família, Flexibilidade Temporal e Espacial, Igualdade de Oportunidades, Qualidade no Emprego e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. A Bel Portugal operacionaliza estes princípios através de 75 medidas, como por exemplo a oferta do dia de aniversário, extensão de períodos de acompanhamento dos filhos a consultas médicas até aos 18 anos, acesso a programas de apoio psicológico, social, jurídico, e financeiro, regimes híbridos de trabalho, entre muitas outras.
Reconhecendo a família como grande pilar da sociedade, a Bel marca orgulhosamente o Dia Internacional da Família a 15 Maio com celebrações nas fábricas e nos escritórios, no intuito de agradecer a dedicação e reforçar ligação entre os +600 colaborares com uma antiguidade média de 15 anos!
As auditorias são rigorosas e exigentes. Vão para além do que se escreve nos painéis … querem saber se são usadas, por quem, com que impacto; os colaboradores (de forma aleatória) são chamados a testemunhar a sua experiência e perspectiva.
O reconhecimento que nos move é o dos colaboradores, mas é muito bom poder contar com uma entidade externa que nos desafia e reconhece.
O papel do equilíbrio: entre cuidado e exigência
Quando me pediram este artigo, desafiaram-me a reflectir sobre as dificuldades. O principal desafio em ser uma empresa familiarmente responsável está na “desconstrução” do que esse conceito realmente significa: um equilíbrio delicado entre cuidado e exigência, que caminham como faces da mesma moeda.
Na gestão de equipas, é natural enfrentar situações desafiantes – comportamentos inadequados ou performances aquém do esperado. Nestes momentos, surgem julgamentos mal fundamentados como: “Isso não é o esperado de uma empresa familiarmente responsável”. Essa percepção, muitas vezes, reflecte uma visão distorcida de Gestão de Pessoas, pois cuidar não implica abdicar da exigência.
Acredito que, tal como numa família, educar é tanto premiar quanto repreender. Esse equilíbrio torna o ambiente mais transparente e justo, resultando numa empresa mais sólida, onde expectativas são alinhadas com empatia, promovendo relações saudáveis e um impacto positivo na sociedade.
Governança descentralizada: a força colectiva da equipa EFR
O modelo de governança que usamos é descentralizado e pretende empoderar a organização e as pessoas que tenham vontade de liderar.
Há uma pessoa da equipa de Recursos Humanos (responsável pela experiência do colaborador) que tem a coordenação da certificação no seu scope. Depois uma equipa multidisciplinar e voluntária, em mandatos de 2-3 anos, faz viver o plano de acção, recolhe feedback, traz ideias, propõe medidas, esclarece os colaboradores, leva tema a discussão. Uma pessoa que é guardiã da certificação e do processo – que garante que não escapam formalismos, que admito que são uma face burocrática, mas necessária.
A equipa EFR é composta por 13 pessoas de vários departamentos e locais na Bel Portugal, incluindo colaboradores do chão de fábrica por forma dar voz a realidades distintas. Ninguém está exclusivamente dedicada ao tema; todos contribuem com uma parte do seu tempo de trabalho contribuindo para o bem de todos.
Conclusão e impacto futuro
A Bel, que produz e comercializa as marcas Limiano, Terra Nostra e A vaca que ri, foi a primeira empresa de grande consumo em Portugal a receber esta certificação que consolida o seu compromisso com a conciliação entre vida pessoal, familiar e profissional. Olhamos para o futuro com a ambição de continuar a gerar um impacto positivo – crescer, inovar e desenvolver práticas que solidifiquem o nosso lugar como uma referência no mercado. Porque acreditamos que, ao cuidar das nossas pessoas e promover relações de impacto positivo, alimentamos um propósito que inspira: For All, For Good!