Best Workplaces, Banco Credibom: «O feedback dos colaboradores é vital para o sucesso»

7º Lugar +500 Colaboradores

Gilbert Ranoux, CEO do Banco Credibom, afirma que «a integração das expectativas de todos cria as condições necessárias para sermos um excelente lugar para trabalhar, porque alinhamos processos com foco na inovação e melhoria contínua e desenvolvemos competências críticas que permitem atingir os objectivos e aumentar o nosso propósito».

Para o banco, é importante que o alinhamento seja percepcionado e criado em conjunto com os colaboradores. «O resultado deste trabalho em equipa é o que promove o orgulho e a ligação ao Credibom. O estudo do GPTW confirma os bons resultados desta ambição, com o aumento da percentagem de colaboradores que consideram a nossa empresa como um excelente lugar para trabalhar», afirma o CEO do Credibom.

O banco tem uma estratégia de gestão de pessoas definida com base na estratégia global da organização. Para motivar as suas pessoas, a empresa aposta em dois eixos: o primeiro assenta no desenho e implementação de percursos de carreira, formação, acções de valorização profissional, empowerment na criação de valor e tomada de decisão e novas formas de trabalhar. No segundo eixo a aposta é na estabilidade emocional dos colaboradores com acções de promoção de saúde e bem-estar.

Gilbert Ranoux acrescenta que «além do apoio psicológico que já proporcionamos, também estamos a desenvolver programas de formação e sensibilização para os managers estarem preparados para fazer a gestão emocional das equipas e também para cuidarem de si».

Em 2023, o Credibom deu continuidade ao regime híbrido que já tinha sido implementado antes do início da pandemia e desenvolveu o acompanhamento dos planos de desenvolvimento definidos para os colaboradores com base no assessment de competências críticas da organização. Além disso, apostou na promoção da equidade de condições salariais e profissionais, entre homens e mulheres. Foi ainda lançado o programa Mental Health, em parceria com uma empresa especialista na área, que permite aos colaboradores agendarem consultas de acompanhamento psicológico e aceder a várias informações sobre o tema. Outra acção foi a definição e implementação de uma nova política de onboarding, com o objectivo de dar a conhecer aos novos colaboradores o Grupo e o Credibom, permitindo uma melhor experiência do colaborador e uma integração mais consistente. Também em 2023, com o objectivo de potenciar novas formas de colaboração, o Credibom renovou as suas instalações, tanto em Oeiras como no Porto, apostando em novos conceitos de flexibilidade e modernidade.

Gilbert Ranoux afirma que «um dos principais desafios que nos irão acompanhar para 2024 é a forma como adaptamos as nossas políticas de desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores, tendo em conta as expectativas e ambições de cada um e o nosso crescimento enquanto empresa. As acções que temos implementado têm como principal objectivo dar resposta a esta questão, através da implementação de novas políticas de remuneração e benefícios, conteúdos e ferramentas de formação, oportunidades de carreira e a flexibilidade na gestão do tempo de trabalho».

Este ano, a empresa vai «continuar a seguir a estratégia definida e apostar no desenvolvimento profissional das nossas pessoas, mantendo a preocupação na saúde e bem-estar. O feedback dos colaboradores é vital para o sucesso desta estratégia e, por isso, vamos potenciar o desenvolvimento de meios de comunicação que nos permitam criar formas de interacção, partilha de informação e fóruns de discussão, entre os diversos grupos, para que possamos contribuir para o sucesso colectivo e individual», conclui o CEO do Credibom.

Este artigo faz parte do Tema de Capa publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.

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