Boas Práticas, Foundever. Disponibilizar a melhor experiência possível, numa óptica de “ouvir e fazer”

Conscientes de que apenas colaboradores felizes podem fazer clientes felizes, a Foundever desenvolveu uma área específica de employee experience integrada no departamento de Recursos Humanos. Isso permitiu-lhes receber feedback contínuo dos colaboradores e ir ajustando as iniciativas à volta do seu bem-estar.

 

Por Tânia Reis

 

Em Abril do ano passado mudou de Sitel Group para Foundever, na sequência da aquisição, em 2021, da Sykes Enterprises. Com 170 mil colaboradores em todo mundo, opera no mercado de customer experience (CX) e oferece suporte a milhões de clientes em mais 60 idiomas em 45 países. Em Portugal, onde estão há 24 anos, contam com quatro mil colaboradores distribuídos por Lisboa e Porto, e este foi o terceiro país na Foundever a receber a distinção “Great Place to Work”, depois do Brasil e da Índia.

Para estarem mais próximos dos colaboradores – que na empresa são designados por “associados” – e poderem ouvir as suas preocupações, sugestões e aspirações, desenvolveram uma área específica de employee experience, integrada no departamento de Recursos Humanos. «Trabalhamos todos os dias com grande empenho para oferecer boas condições de trabalho aos nossos colaboradores, disponibilizar-lhes formação e mentoria que lhes permita progredirem na carreira, e, acima de tudo, garantir o seu bem-estar», garante Bruno Gouvêa, director de Recursos Humanos da Foundever Portugal e Itália. E realça que tão ou mais importante do que a habilidade de captar os melhores talentos para trabalhar na empresa é a capacidade de os conseguirem fidelizar que lhes permite serem bem-sucedidos no negócio. «Para que os nossos colaboradores sejam capazes de realizar um trabalho de excelência, têm de sentir-se satisfeitos a nível profissional e beneficiarem do necessário equilíbrio com a sua vida pessoal e familiar.»

Por isso, na Foundever, a proposta de valor para os colaboradores (EVP) assenta em quatro pilares – crescimento, bem-estar, sentido de pertença e propósito –, pilares esses que «potenciam o crescimento profissional dos associados, através de formação contínua e da possibilidade de realmente progredirem na sua carreira dentro da empresa», num ambiente de trabalho em que as suas opiniões são valorizadas e são criados momentos específicos para as ouvir.

«Queremos que os associados se sintam valorizados e que são uma peça fundamental para o sucesso da empresa», reitera o director de Recursos Humanos. E a estratégia está a revelar-se eficaz, pelo menos assim o provam os resultados de um estudo levado a cabo em 2023 junto dos colaboradores: «90% das vagas abertas foram preenchidas internamente; 60% dos associados sentem que o seu bem-estar é uma prioridade para a empresa; 73% dizem ter flexibilidade na forma como trabalham; e 83% acreditam que a diversidade é valorizada». Na verdade, dos cerca de 4000 colaboradores em Portugal, 52% são do género feminino, com idades compreendidas entre 21 e 41 anos, de mais de 90 nacionalidades diferentes.

 

EverBetter
Além de seguro de saúde, médico e enfermeiro em permanência nas instalações e programas de apoio legal, psicossocial e fiscal, a promoção do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de todos eles materializa- se no EverBetter, um programa de saúde e bem-estar que «pretende promover junto dos colaboradores a prática de exercício físico, uma alimentação mais saudável, mas também a cuidarem do seu bem-estar psicológico». Esse incentivo divide-se em quatro áreas de intervenção distintas: «Move Well, mais relacionada com a componente da actividade física; Eat Well, focada na alimentação equilibrada e saudável; Live Well, dando prioridade ao bem-estar psicológico; e Do Well, focada na solidariedade e na ajuda ao próximo.»

Através de uma aplicação, os colaboradores têm acesso a um calendário mensal com «diversas acções online e com pelo menos uma iniciativa presencial, seja de desporto, como padel ou basquetebol, ou voluntariado», webinars sobre os quatro pilares do programa, e podem ainda actualizar os seus pontos conforme as iniciativas nas quais participam.

Bruno Gouvêa salienta que a adesão dos colaboradores ao programa tem aumentado de ano para ano e, a nível global, já contam com 65 mil membros na aplicação, cerca de 40% do total. «Em Portugal, tivemos, em 2023, um crescimento de 23% na adopção do programa no ano e registamos com imensa satisfação que a motivação dos colaboradores pela prática de exercício físico, por manterem um estilo de vida mais saudável e pela partilha de experiências em equipa é maior».

Nesse sentido, inauguraram no hub do Porto o EverBetter studio. «Mais do que um ginásio tradicional, é um espaço de bem-estar e de fitness, onde os nossos associados podem marcar uma sessão de exercício no escritório», explica. A ideia surgiu através do feedback dos colaboradores que queriam ter um espaço dedicado a apoiar a sua jornada de bem- -estar no local de trabalho, que beneficiasse não só a saúde física, mas também contribuisse para a saúde mental e para o seu bem-estar geral. «O nosso objectivo é que os colabores estejam “Ever- Better”», afirma.

Demonstrativo da importância do programa foi a final do campeonato de futebol de 2023, «em que a equipa vencedora optou por doar o prémio à associação Nariz Vermelho, mostrando que estão 100% alinhados com os valores de responsabilidade social da Foundever».

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Janeiro (nº. 157) da Human Resources, nas bancas. 

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